Kyndryl e Digibee anunciam parceria para projetos de integração de tecnologia

Parceria é a primeira da Kyndryl com uma empresa de capital nacional

Author Photo
7:18 pm - 04 de maio de 2022
kyndryl logo

Exatos seis meses após começar sua jornada como uma empresa independente da IBM, a Kyndryl, empresa de serviços de infraestrutura de TI, anunciou nesta quarta-feira (04) uma parceria com a Digibee.

Com a parceria, as organizações miram em uma das grandes dificuldades de empresas que buscam uma jornada de digitalização: mudanças em arquiteturas de sistemas. Segundo o Gartner, o trabalho de integração de sistemas consome, em média, 50% do orçamento e do tempo dedicado a projetos de inovação de companhias.

“A gente entendeu que era necessário complementar nossas ofertas com um parceiro de integração”, disse Cesar Saraiva, líder de alianças da Kyndryl no Brasil. O acordo é o primeiro da Kyndryl com uma empresa de capital nacional. Ainda segundo Saraiva, no entanto, mais acordos no âmbito nacional e global ainda estão no radar da Kyndryl.

Juntas, as empresas auxiliarão clientes em projetos de transformação digital, empregando a plataforma de integração da Digibee para conectar dados, aplicativos, servidores, nuvens e dispositivos, junto ao suporte de implementação de TI e experiência em serviços gerenciados da Kyndryl. O objetivo é tornar a modernização de TI, a integração com o ecossistema de parceiros do cliente e a jornada para a nuvem mais acessível e ágil.

Para Frank Koja, diretor-geral da Kyndryl no Brasil, a parceria é mais um passo na estratégia de alianças que serão promovidas pela companhia com outras provedoras de tecnologia. Globalmente, a empresa já mantém parcerias com nomes como Microsoft, Google, VMware e SAP. Em fevereiro, a Kyndryl fez sua primeira parceria local no Brasil, com a Dynatrace.

“Alianças, para nós, são fundamentais. Somos uma empresa de serviços e nossa missão é ser o maior integrador do país. Nós não temos produtos, tecnologia. Nós temos pessoas que conhecem tecnologias”, explicou Koja, diretor-geral da Kyndryl no Brasil, sobre a estratégia por trás da parceria. “Nosso pensamento é: ‘de que maneira podemos ser relevantes para nosso cliente?’, entendendo o problema do cliente e direcionando o que há de melhor para resolver. Temos uma certeza: nós precisamos estar juntos das principais empresas de tecnologia do país.”

Entenda: O que é a Kyndryl? A empresa spin-off de serviços de infraestrutura gerenciada da IBM explicada

Questionado sobre o impacto que a plataforma de automação poderia trazer para o negócio da Kyndryl, Koja classificou a tendência não como uma ameaça, mas como “oportunidade”. Segundo ele, sistemas de automação diminuirão a necessidade de intervenção manual de pessoas em problemas simples e desafios do dia a dia de operação. Com isso, a Kyndryl enxerga ser capaz de habilitar mais mão de obra especializada necessária para seus negócios.

“Eu vou ter ‘faixas pretas’ para resolver problemas complexos. Vou pegar as pessoas que estariam resolvendo problemas ‘mecânicos’ e ele vai conhecer de Digibee, ele vai ser meu integrador”, avaliou. “Vou dar oportunidade para ele aprender e praticar, gerando empregos de qualidade.”

Country manager da Digibee no Brasil, Marcelo Silva destacou as oportunidades que serão geradas a partir da “complementaridade de soluções” entre as companhias. “Estamos muito entusiasmados e ansiosos em trabalhar com a Kyndryl. Essa parceria chega para ampliar e reforçar as ofertas de integração entre empresas e sistemas, acelerando assim a transformação digital em todos os segmentos da indústria.”, pontuou.

Seis meses no Brasil

Durante o anúncio, Koja, diretor-geral da empresa no Brasil, celebrou o êxito dos seis primeiros meses de atuação independente da Kyndryl no País. O executivo definiu o momento da empresa no Brasil como “ambidestro”: por um lado, a companhia estruturou três times que estão responsáveis pela manutenção e expansão de contratos existentes com clientes, seja em projetos atuais ou para a adoção de novas tecnologias; paralelamente, a Kyndryl organizou um quarto time que é dedicado exclusivamente à aquisição de novos clientes em potencial, reunindo conhecimento técnico com equipes de vendas.

Cesar Saraiva, líder de alianças, classificou o novo momento da empresa, agora independente, como um de maior “cocriação” com clientes. “Como detentores de tecnologia, no momento anterior [como IBM], a gente agia de fornma muito independente porque a tecnologia era própria”, avaliou. “A partir da virada para um grande integrador, o trabalho mais próximo de parcerios é fundamental. Essa hábito precisou ser imbutido no dia a dia dos times com muita agilidade.”

A empresa não abre os números da operação nacional, mas atua hoje através do Centro Tecnológico Kyndryl, na cidade de Hortolândia, um dos mais modernos centros de serviços de TI da América Latina. O espaço abriga também o Centro de Comando de Operações, responsável por monitorar e manter a disponibilidade dos serviços essenciais em diversos setores. Desde que começou a operar no Brasil, a empresa já contratou mais de 500 pessoas. Atualmente, a Kyndryl tem 250 posições abertas no País.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.