Kyndryl anuncia primeira parceria local no Brasil com a Dynatrace

Spin-off da IBM vai usar soluções de observabilidade e IA principalmente em aplicações rodando em múltiplas instâncias de nuvem (multicloud)

Author Photo
9:00 am - 16 de fevereiro de 2022
Cesar Saraiva Cesar Saraiva, líder de alianças da Kyndryl (Imagem: Divulgação/Kyndryl)

Depois de anunciar globalmente parcerias com grandes players globais, incluindo Microsoft, Google, VMware e SAP, a Kyndryl não descarta acordos regionais e com players menores e locais. No Brasil, a empresa está anunciando nessa quarta (16) um acordo para integrar soluções da Dynatrace no país. A informação foi adiantada com exclusividade ao IT Forum.

Segundo Cesar Saraiva, líder de alianças da Kyndryl, o Brasil é o primeiro território em que a multinacional poderá incluir software da Dynatrace em soluções e serviços, mas não será o último ou único – outros mercados estudam parcerias semelhantes a mesma provedora de software. Segundo ele, as operações regionais têm autonomia para firmar suas próprias parcerias.

“Com qualquer empresa, desde que atendidos requisitos de qualidade, segurança e necessidade para as nossas soluções”, diz Saraiva. Em resumo, desde que a Kyndryl se separou em definitivo da IBM em novembro de 2021, a missão da empresa tem sido montar um “quebra cabeça” de fornecedores capazes de atender as necessidades dos clientes.

Entenda: O que é a Kyndryl? A empresa spin-off de serviços de infraestrutura gerenciada da IBM explicada

A parceria com a Dynatrace, seguindo essa lógica, tem como objetivo oferecer serviços e soluções de modernização das operações de nuvem dos clientes da integradora no Brasil.

A Dynatrace é conhecida pela plataforma de inteligência de software baseada em IA e automação. Ela promete monitorar e otimizar o desempenho, o desenvolvimento e a proteção de aplicações, infraestrutura de TI e recursos de experiência do usuário. A Kyndryl quer que a plataforma de observabilidade da companhia permite melhor integração de soluções em ambientes multicloud dos clientes.

O líder de alianças diz que a demanda por mais visibilidade das aplicações espalhadas em múltiplas nuvens cresceu no Brasil, principalmente por conta de transformação digital desenfreada (e talvez um pouco descuidada) que parte das companhias promoveu durante a pandemia. Por isso soluções que aumentem a visibilidade dos gestores de TI sobre aplicações críticas de negócio devem acelerar no próximo ano.

A plataforma da Dynatrace promete visibilidade aos gestores de TI para que estratégias de inovação e transformação digital se tornem integradas e ganhem autonomia.

Maior integrador

Saraiva assegura que a Kyndryl deve anunciar nos próximos meses novas parcerias, tanto no âmbito global como regional. Segundo ele, não há metas estabelecidas em nenhuma das duas instâncias com relação ao número de alianças, mas sim solicitações de diferentes áreas de negócios com relação à necessidade de complementos para soluções e serviços já estabelecidos.

Em novembro de 2021 o IT Forum conversou com Frank Koja, diretor geral da Kyndryl no Brasil. Na ocasião o executivo assegurou que o objetivo da empresa após o spin-off da área de serviços da IBM – mencionado pela primeira vez em novembro de 2019 – permitia a liberdade de trabalhar com diferentes fornecedores, inclusive aqueles antes concorrentes da própria IBM.

O objetivo final de Koja, e assegurado novamente por Saraiva, é que a Kyndryl se torne “o maior integrador” do país utilizando as “tecnologias que o cliente precisa”, independente da marca. “Eu não posso discutir com o fornecedor do mesmo jeito. Tenho que pensar outras tecnologias que vão estar juntas fazendo uma solução”, reiterou Koja.

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.