Empresas brasileiras estão atrasadas na jornada para a nuvem, diz Nutanix

Estudo aponta que as empresas no país ainda estão em fases iniciais de transformação digital, ficando atrás da média global

Author Photo
11:50 am - 04 de maio de 2023
Imagem: Shutterstock

As empresas brasileiras, em média, estão em fases iniciais de transformação digital e migração para a nuvem, identificou um novo estudo da Nutanix, o “Enterprise Cloud Index”. A pesquisa global foi realizada com 1.450 líderes de TI, abrangendo várias indústrias e tamanhos de negócios nas seguintes geografias: Américas (incluindo Brasil); Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e a região da Ásia-Pacífico Japão (APJ).

No Brasil, os data centers tradicionais ainda imperam. De acordo com o estudo, os departamentos de TI no país estão em uma fase anterior de suas jornadas de transformação digital e migração para a nuvem do que em outras regiões, com instâncias maiores de data centers tradicionais ainda por fazer a transição. Em comparação, 79% dos entrevistados no Brasil dependem exclusivamente de infraestrutura de data center privado. Já a média da pesquisa global foi de 56%.

O estudo também observa um contraste na realidade das organizações no Brasil versus outros países entrevistados. Por aqui, apenas 39% das organizações usam vários modelos de TI, valor inferior à média global de 60%. Além disso, embora os setores de TI no Brasil indiquem planos para aumentar sua penetração de TI mista – de um até três anos – esses planos ficam atrás dos entrevistados globais por uma margem de 17 pontos (57% no Brasil e 74% globalmente).

Leia também: desafios ainda impedem expansão do acesso à conectividade no Brasil

Quando questionados sobre o que deveria receber maior atenção do orçamento de TI, os CIOs brasileiros afirmaram priorizar o desempenho de aplicações, seguido por proteção e recuperação dos dados. No Brasil, as empresas também ficaram abaixo da média global em relação às preocupações com a cibersegurança. Enquanto 13% dos entrevistados na média global afirmam que cibergurança é um fator predominante para os investimentos em TI, no Brasil, essa parcela se limitou a 8%.

Apesar do cenário brasileiro, o estudo da Nutanix observa que o uso de mais de uma infraestrutura de TI é uma tendência que deve intensificar no futuro. E por estar cada vez mais diversificada, as empresas serão cada vez mais desafiadas a integrar o gerenciamento e o controle de dados.

Nesse sentido, a maioria dos CIOs entrevistados em todas as regiões concorda que ter uma única plataforma para visualizar e gerenciar suas diversas infraestruturas públicas e privadas seria o ideal. As limitações de visibilidade de dados nos ambientes, por exemplo, afetam todos os entrevistados. Enquanto 95% dos entrevistados no Brasil concordam que é importante ter total visibilidade de onde os seus dados residem, apenas 60% relatam ter essa visibilidade, indicando um amplo espaço para melhorias.

Desafios e prioridades

Globalmente, os CIOs enfrentam o controle de custos em nuvem como um dos principais desafios da gestão da TI. Entre os entrevistados, 85% consideram a nuvem como uma questão desafiadora de gerenciamento de TI, e 34% a classifica como um desafio “significativo”. Especificamente, a migração de aplicações entre nuvens é atualmente um ponto difícil para as organizações, com 86% dos entrevistados concordando que a migração de aplicações entre ambientes pode ser complexa e cara. Além disso, 46% planejam repatriar algumas aplicações para data centers on-premises para mitigar os custos das nuvens no próximo ano.

A Nutanix também destaca a importância que o tema “sustentabilidade” ganhou na agenda da TI, com 92% os entrevistados concordando que a sustentabilidade é mais importante para sua organização do que era há um ano. Esta mudança de prioridades é impulsionada principalmente pelas iniciativas de ESG (63%), interrupções na supply chain (59%) e decisões de compra dos clientes (48%).

O estudo revela que o objetivo das organizações agora é tornar o modelo operacional híbrido mais eficiente, especialmente na gestão de ambientes de TI como um todo. “Nos próximos anos, serão criadas centenas de milhões de aplicações, o que gerará uma quantidade sem precedentes de dados”, disse Lee Caswell, SVP, Marketing de Produtos e Soluções da Nutanix.

“As organizações estão lutando com a aplicação atual e o gerenciamento de dados desde a borda, passando por diferentes nuvens e no core do sistema. O que o estudo ECI deste ano mostra é que há uma necessidade no mercado global de um modelo de operação em nuvem para ajudar a construir, operar, usar e governar uma multicloud híbrida para suportar todos os tipos de aplicações – começando hoje e planejando para amanhã”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.