Inteligência de Negócios quer especializar atendimento e inaugura empresa, a A10

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12:29 pm - 15 de agosto de 2016
Inteligência de Negócios quer especializar atendimento e inaugura empresa

O universo de análise de dados tem-se tornado mina de ouro para empresas que conseguem aproveitá-los da melhor maneira. Para extrair o supra sumo dessas informações, gerando insights que possam ajudar principalmente nas tomadas de decisão, empresas estão cada vez mais investindo em ferramentas de business inteligence (BI) e analytics. E esse é um dos focos de atuação da Inteligência de Negócios (IN).

“Empresas precisam da informação correta, no momento correto. Elas estão preocupadas com a parte de análises, porque isso traz diferencial grande no sentido de direcioná-las para onde apostar suas fichas, produtos, segmento de mercado”, comenta o diretor-geral da empresa, Roberto Guerra.

Há 12 anos no mercado, a companhia é uma das três master resellers especializadas na oferta de soluções de analytics e business inteligence da Qlik. Desde o princípio, eles apostaram nas ofertas da empresa, começando pelo Qlik View, caminho esse que se mostrou certo no decorrer dos anos, de acordo com o executivo. “Conseguimos, dentro do trabalho de distribuidores, penetração de mercado e posso dizer que, hoje, o Qlik View é ferramenta consagrada”, comemora Guerra.

Na IN desde 2006, o executivo pôde ver de perto a evolução do próprio fabricante que, ao longo dos anos, implementou a ferramenta com proposta mais abrangente. “Há três anos, tínhamos apenas um produto e isso mudou. Agora tem-se uma plataforma robusta para entregar soluções analíticas que possam atender todas as demandas de nossos clientes”, completa.

Atualmente, a IN possui mais de 550 clientes e conta com quatro pilares de ofertas: plataforma Qlik, consultoria e serviços Qlik, academia IN e gestão de business inteligente e big data. O primeiro, explica Guerra, é voltado para a venda de licenças. Já o segundo pilar contempla o pós-venda. O executivo explica que é nesse momento que o cliente gera demanda obrigatória de serviços que a empresa busca suprir.

O terceiro pilar, por sua vez, compõe ofertas tanto internas quanto externas. Internas, porque a academia é usada para manter todos os funcionários da empresa atualizados com relação a produtos oferecidos. Já na atuação externa, a empresa oferece o espaço da academia para entregar conhecimento sobre o produto para clientes e parceiros.

“Se o cliente comprar o Qlik e não quer nosso suporte, ou seja, quer deter o conhecimento para desenvolver suas próprias apps, temos a academia dentro da qual é possível aplicar esse treinamento”, comenta Guerra, ressaltando que são poucos os casos em que isso acontece, porque geralmente o cliente não tem como core business o BI e analytics e, portanto, faz-se interessante ter suporte terceiro. O executivo também ressalta que a academia é um ponto relevante para a IN, já que é uma forma do cliente conhecer a fundo as ferramentas oferecidas pela empresa. “Afinal, se o usuário conhece melhor o produto, vai usá-lo da melhor forma, demandar mais licenças. Sabemos que, por vezes a solução não é aproveitada em função de não conhecimento ou uso inadequado”, comenta.

Guerra também conta que a IN está investindo na parte de ensino a distância (EAD) para canais. “Muitas vezes, o parceiro não tem disponibilidade de locomoção, ou mesmo por razões financeiras. Então, aplicamos preço diferenciado para canais e temos até modelos completamente gratuitos desenvolvidos para atender esses parceiros”, conta. A maioria dos parceiros da empresa está, atualmente, localizada no Sudeste, respondendo por 50% do ecossistema de 130 canais.

E, por fim, a empresa atua com gestão de BI, em que especialistas da IN vão para dentro do cliente, “para falar sobre conceitos de BI, mostrar o porque de usar esse tipo de ferramenta, sua importância e benefícios”, explica Guerra. “Essa parte é mais conceitual mesmo”, completa.

Novo braço
Com o intuito de entregar uma solução ponta a ponta para clientes, a Inteligência de Negócios anunciou uma nova empresa chamada de Analytics 10, ou apenas A10. O novo braço – que teve lançamento oficial realizado durante o Qlik Day, evento que aconteceu na última semana, em São Paulo, e que reuniu clientes da empresa – veio para atender especialmente a demanda de serviços da base de 550 clientes já ativos da companhia.

“Hoje, a IN tem foco na venda de licenças. A A10 já nasce com DNA de serviços”, explica Guerra, completando que a ideia é atuar com clientes que já conhecem os produtos da empresa e entregar uma proposta complementar, a fim de fortalecer o BI já existente.

Ainda de acordo com Guerra, a A10 vai operar como unidade independente e inicialmente trabalhará dessa forma “até quando for necessário criar cargos específicos”, comenta.

Para 2016, a Inteligência de Negócios também prevê crescimento de 30%. Até o momento, Guerra conta que o faturamento já chegou aos 29,1% no primeiro semestre em relação ao mesmo período no ano anterior –  a IN fechou 2015 com faturamento de R$ 39 milhões, crescimento de 19% em comparação a 2014.

A IN possui sede em São Paulo, mas atende todo o País, atuando em projetos de Business Intelligence, Visual Analytics e Data Discovery em organizações de diversos segmentos e portes, e conta com filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília.

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