Como a Inteligência Artificial Generativa vai impactar o RH

A partir do lançamento do ChatGPT, a Inteligência Artificial Generativa começou a ser aplicada em soluções para ajudar nas rotinas administrativas

Author Photo
8:30 am - 11 de dezembro de 2023
regulamentação ia generativa, inteligência artificial, RH

Imagine um departamento de Recursos Humanos onde a complexidade do recrutamento é desvendada por uma inteligência incansável, onde programas de treinamento são moldados com precisão para atender às necessidades exclusivas de cada colaborador e onde a comunicação interna flui como uma sinfonia harmoniosa. Este é o futuro que a Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) promete para o RH.

A partir do lançamento do ChatGPT, a Inteligência Artificial Generativa começou a ser aplicada em soluções para ajudar nas rotinas administrativas. Na área de Recursos Humanos, isso não é diferente: há uma forte tendência dos Grandes Modelos de Linguagem (LLMs, na sigla em inglês) fazerem parte do dia a dia dos profissionais de RH em um futuro próximo.

Entre os processos que serão impactados pela IA Generativa está o de recrutamento e seleção. Análise de currículos, entrevistas preliminares, dúvidas básicas sobre a vaga, a empresa e sua cultura, são alguns exemplos de como a nova tecnologia poderá atuar. Com isso, as equipes de RH terão mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas, enquanto a ferramenta busca e identifica os candidatos mais alinhados aos objetivos da empresa.

Leia mais: IA generativa e automação lideram prioridades de CIOs brasileiros

Além disso, a IA Generativa poderá desempenhar um papel central no desenvolvimento de pessoas. Com base em avaliações individuais, ela poderá criar programas de treinamentos personalizados, adaptados às necessidades do colaborador, impulsionando o desenvolvimento profissional individual e da equipe. A tecnologia também vai ajudar o RH a conhecer melhor o ritmo de trabalho e de aprendizagem dos colaboradores. É importante destacar que o elemento humano do processo de avaliação de desempenho não desaparecerá. Porém, com o auxílio da ferramenta, poderá ser feito de forma mais eficiente.

O atendimento aos colaboradores é outro processo que poderá ser aprimorado. Chatbots podem responder a uma ampla gama de perguntas, fornecendo orientações e informações, transformando o autoatendimento como conhecemos hoje. Com uma abordagem mais personalizada, a comunicação irá fluir e garantir uma melhor experiência ao usuário. A IA Generativa também impactará a comunicação interna, sendo capaz de redigir comunicados, relatórios e materiais de treinamento.

Contudo, é crucial compreender que a introdução da Inteligência Artificial Generativa no âmbito dos Recursos Humanos não está isenta de desafios, notadamente os de natureza ética. A segurança e a salvaguarda da privacidade dos dados emergem como aspectos que requerem uma atenção especial. Além disso, a potencial inserção de viés em processos de contratação e promoção, quando impulsionados pela tecnologia, representa um desafio adicional, podendo comprometer os esforços de um empregador para promover a diversidade em sua força de trabalho.

A IA Generativa irá otimizar a produtividade dos processos e atividades existentes e mudar a forma como o RH interage com colaboradores e candidatos. No entanto, a função humana deve sempre ser cautelosa em relação aos muitos riscos da ferramenta – especialmente ao lidar com informações pessoais sensíveis. É importante destacar que a IA Generativa será capaz de identificar insights e resumir dados, mas o RH precisará garantir que os humanos tomem decisões de negócios sólidas, justas e bem documentadas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Cristina Dias de Souza

Gerente de Arquitetura de Soluções da Apdata

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.