Como a Inteligência Artificial Generativa vai impactar o RH
A partir do lançamento do ChatGPT, a Inteligência Artificial Generativa começou a ser aplicada em soluções para ajudar nas rotinas administrativas
Imagine um departamento de Recursos Humanos onde a complexidade do recrutamento é desvendada por uma inteligência incansável, onde programas de treinamento são moldados com precisão para atender às necessidades exclusivas de cada colaborador e onde a comunicação interna flui como uma sinfonia harmoniosa. Este é o futuro que a Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) promete para o RH.
A partir do lançamento do ChatGPT, a Inteligência Artificial Generativa começou a ser aplicada em soluções para ajudar nas rotinas administrativas. Na área de Recursos Humanos, isso não é diferente: há uma forte tendência dos Grandes Modelos de Linguagem (LLMs, na sigla em inglês) fazerem parte do dia a dia dos profissionais de RH em um futuro próximo.
Entre os processos que serão impactados pela IA Generativa está o de recrutamento e seleção. Análise de currículos, entrevistas preliminares, dúvidas básicas sobre a vaga, a empresa e sua cultura, são alguns exemplos de como a nova tecnologia poderá atuar. Com isso, as equipes de RH terão mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas, enquanto a ferramenta busca e identifica os candidatos mais alinhados aos objetivos da empresa.
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Além disso, a IA Generativa poderá desempenhar um papel central no desenvolvimento de pessoas. Com base em avaliações individuais, ela poderá criar programas de treinamentos personalizados, adaptados às necessidades do colaborador, impulsionando o desenvolvimento profissional individual e da equipe. A tecnologia também vai ajudar o RH a conhecer melhor o ritmo de trabalho e de aprendizagem dos colaboradores. É importante destacar que o elemento humano do processo de avaliação de desempenho não desaparecerá. Porém, com o auxílio da ferramenta, poderá ser feito de forma mais eficiente.
O atendimento aos colaboradores é outro processo que poderá ser aprimorado. Chatbots podem responder a uma ampla gama de perguntas, fornecendo orientações e informações, transformando o autoatendimento como conhecemos hoje. Com uma abordagem mais personalizada, a comunicação irá fluir e garantir uma melhor experiência ao usuário. A IA Generativa também impactará a comunicação interna, sendo capaz de redigir comunicados, relatórios e materiais de treinamento.
Contudo, é crucial compreender que a introdução da Inteligência Artificial Generativa no âmbito dos Recursos Humanos não está isenta de desafios, notadamente os de natureza ética. A segurança e a salvaguarda da privacidade dos dados emergem como aspectos que requerem uma atenção especial. Além disso, a potencial inserção de viés em processos de contratação e promoção, quando impulsionados pela tecnologia, representa um desafio adicional, podendo comprometer os esforços de um empregador para promover a diversidade em sua força de trabalho.
A IA Generativa irá otimizar a produtividade dos processos e atividades existentes e mudar a forma como o RH interage com colaboradores e candidatos. No entanto, a função humana deve sempre ser cautelosa em relação aos muitos riscos da ferramenta – especialmente ao lidar com informações pessoais sensíveis. É importante destacar que a IA Generativa será capaz de identificar insights e resumir dados, mas o RH precisará garantir que os humanos tomem decisões de negócios sólidas, justas e bem documentadas.
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