Intel lança novo chip de IA para concorrer com Nvidia

A empresa busca ganhar espaço no mercado de aceleradores de IA com o lançamento do Gaudi 3, prometendo desempenho superior e preços competitivos

Author Photo
9:45 am - 10 de abril de 2024
intel Imagem: Shutterstock

A Intel Corporation anunciou o lançamento do Gaudi 3, seu mais recente chip de inteligência artificial (IA), em uma tentativa de desafiar a posição dominante da Nvidia no mercado de semicondutores. O novo processador, revelado durante um evento da empresa nesta terça-feira, é projetado para melhorar o desempenho em treinamento de sistemas de IA e execução de software.

Pat Gelsinger, CEO da Intel, expressou confiança nas capacidades do Gaudi 3, destacando que o chip oferecerá uma alternativa competitiva aos produtos da Nvidia. “É um bom concorrente, mas as pessoas querem uma alternativa”, disse Gelsinger. “O mundo precisa de mais fornecedores, e estamos bastante dedicados a fornecer essa escolha”.

Leia mais: MWC 2024: Intel anuncia avanços em redes e edge

No entanto, desafiar a liderança estabelecida da Nvidia não será uma tarefa simples. A empresa tem desfrutado de um sucesso significativo com seus aceleradores de IA, como o H100, e está continuamente avançando com novas tecnologias, como a plataforma Blackwell, anunciada recentemente.

A Intel afirma que o Gaudi 3, superará o H100 em termos de velocidade e eficiência energética. Segundo a empresa, o Gaudi 3 treinará certos tipos de modelos de IA 1,7 vezes mais rápido e terá uma execução de software 1,5 vezes melhor em comparação com seu concorrente. Além disso, a Intel sugere que o desempenho do Gaudi 3 será quase equivalente ao do novo H200 da Nvidia, com vantagens em algumas áreas e desvantagens em outras.

Embora não tenha divulgado preços, ele enfatizou que os chips da Intel serão oferecidos a preços consideravelmente mais baixos do que os da concorrência, visando atrair uma ampla base de clientes em busca de desempenho e custo-benefício.

As ações da Intel tiveram uma leve alta de menos de 1%, atingindo US$ 38 às 13h33 em Nova York na terça-feira. Esse movimento marcou uma reversão em relação a uma queda anterior. No acumulado do ano até o fechamento de segunda-feira, as ações haviam registrado uma queda de 24%.

*Com informações da Bloomberg

 Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.