Índia planeja leis para controlar deepfakes

Índia, juntamente com outras nações, busca estabelecer um quadro regulatório para mitigar os riscos associados à IA

Author Photo
7:48 am - 24 de novembro de 2023
Índia Imagem: Shutterstock

A Índia está avançando na regulamentação de deepfakes, uma tecnologia que preocupa autoridades em todo o mundo. Ashwini Vaishnaw, ministro de Tecnologia da Informação do país, anunciou o planejamento para elaborar leis específicas para controlar deepfakes. Esses vídeos, criados por inteligência artificial, são realistas, mas fabricados, levantando questões sobre seu impacto na sociedade.

A proposta visa a redação de regulamentos para punir tanto os responsáveis pela criação quanto as plataformas que hospedam esses vídeos falsificados, segundo Vaishnaw. O ministro disse, em uma reunião com acadêmicos, grupos da indústria e empresas de mídia social, que o país planeja “concluir a redação das regulamentações nas próximas semanas”, conforme relatou a Reuters.

Leia mais: Empresas não estão preparadas para conciliar economia de energia e uso de IA

Essa iniciativa ocorre em meio a um movimento global de várias nações para regular a inteligência artificial. Em reunião do G20, recentemente, Narendra Damodardas Modi, primeiro-ministro da Índia, também alertou sobre os efeitos negativos desses conteúdos e solicitou que os líderes globais se unam no combate a deepfakes.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden assinou uma ordem executiva que exige que os desenvolvedores de sistemas de IA compartilhem os resultados dos testes de segurança com o governo antes de lançá-los ao público. Além disso, a ONU criou um órgão consultivo para questões de governança da IA, enquanto os legisladores europeus estão elaborando um conjunto de regras semelhantes.

*Com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.