Empresas não estão preparadas para conciliar economia de energia e uso de IA

89% dos responsáveis por compras de TI consideraram as metas ESG mais difíceis de cumprir devido a atualizações na infraestrutura para adoção de IA

Author Photo
9:15 am - 23 de novembro de 2023
Imagem: Shutterstock

O avanço da Inteligência artificial (IA) vai demandar ainda mais das infraestruturas de tecnologia, algo que pode dificultar as metas ESG, como a economia de energia, das empresas. Segundo estudo realizado pela Pure Storage, em parceria com a Wakefield Research, 88% dos CIOs entrevistados que adotaram a IA, relataram que a necessidade de poder computacional aumentou drasticamente. Quase metade (47%) precisou duplicar ou mais a sua capacidade computacional desde a adoção da IA. Enquanto isso, 73% dos entrevistados responsáveis por compras de TI não estavam completamente preparados para os requisitos energéticos da IA.

O estudo “Drivers of Change: Meeting the Energy and Data Challenges of AI Adoption”, que ouviu 500 responsáveis por compras de TI em empresas nos EUA e na Europa, identificou que a maioria dos CIOs está preocupada em conciliar o avanço da IA com as metas ESG. 89% consideraram as metas ESG mais difíceis de cumprir devido às atualizações em sua infraestrutura de TI após a adoção da IA.

Tendo em vista o avanço de tecnologias emergentes como a IA, quase todos os entrevistados (96%) já atualizaram ou planejam atualizar sua infraestrutura de TI e 29% dos responsáveis por compras de TI afirmam que a IA exigiu ou exigirá uma revisão completa.

Leia mais: 87% dos CIOs consideram uso de IA prioridade na experiência do cliente

No entanto, o consumo de energia é apenas um dos desafios da IA. Para 73%, a IA exige ou exigirá algum tipo de atualização de gerenciamento de dados. Entre atualizações específicas: ferramentas de gerenciamento de dados (48%), processos de gerenciamento de dados (46%) e infraestrutura de armazenamento de dados (46%).

O estudo reforça que a maioria das empresas não dispõe da infraestrutura necessária para lidar com as exigências de dados de alto desempenho e os requisitos de energia essenciais para maximizar os seus benefícios. Esta limitação representa um desafio à implementação bem-sucedida da IA para apoiar iniciativas empresariais críticas, incluindo aquelas que visam alcançar metas ambientais. Quase todos os compradores de TI sentem-se pressionados para reduzir a sua pegada de carbono. A maioria concorda que é impossível atingir os objetivos de TI sem preparar adequadamente a infraestrutura de TI para suportar a IA.

“À medida que as exigências de energia e dados aumentam exponencialmente na era da IA, investir na infraestrutura de dados adequada e preparada para IA não é apenas essencial para uma implementação eficaz e eficiência energética, mas também para extrair o máximo valor dos projetos de IA. Este novo relatório oferece insights importantes para os líderes de TI sobre as consequências de não planejar e os benefícios de estar preparado para o impacto da IA na infraestrutura para evitar colocar as iniciativas em risco”, diz Rob Lee, CTO da Pure Storage.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.