Impacto da transformação digital não foi compreendido em sua totalidade

Author Photo
10:02 am - 20 de agosto de 2015
Impacto da transformação digital não foi compreendido em sua totalidade
A transformação digital é elemento de ruptura fundamental nos negócios e tem impacto enorme sobre a TI das empresas. Mas talvez esse impacto não esteja sendo tão bem entendido e trabalhado como deveria. Essa foi a provocação lançada durante o painel Antes da TI, a Estratégia, baseado no estudo homônimo conduzido pela IT Mídia, em parceria com os consultores Sergio Lozinsky e Cezar Taurion. A apresentação foi realizada nessa quinta-feira (20/8), durante o IT Forum+, que acontece de 19 a 23 de agosto na Praia do Forte (BA).
 
A tecnologia da informação está mudando em uma velocidade exponencial nunca antes vista. Antes, tecnologias como o pensamento cognitivo, a habilidade de tomar decisões seguidas de reações, o tom da fala, a troca de ideias e o entendimento da semântica de uma frase eram impensáveis e, hoje, já estão difundidas. “Isso não é futurologia. Há dez anos, isso era impossível e hoje é realidade”, afirma Taurion. “Hoje, fazemos tudo pelos nossos celulares. Equipamentos como smartphones atualmente têm mais capacidade do que o data center da NASA em 1969, quando o primeiro homem foi à Lua”, observa. 
 
Nesse novo cenário, o CIO ganhou papel estratégico na empresas, mas ainda não se sabe se é, de fato, que irá seguir nessa posição, afirma Lozinsky. Isso porque, continua, o departamento de TI ainda é visto como aquele que impede o desenvolvimento de inovação, que não possui verba para aplicar novas tecnologias, para fazer diferente. Isso tanto é verdade que o Chief Digital Officer (CDO) é um personagem que surgiu recentemente no ecossistema da TI e que está cada vez mais ganhando força e autonomia para trazer inovação aos negócios.
 
O desafio, então, passa a ser a sobrevivência. “Pesquisas mostram que empresas que surgem hoje, dentro de cinco e dez anos não mais existirão ou não terão relevância”, diz. “Esse cenário é desafiador para todos nós e temos de refletir sobre os grandes desafios que temos pela frente.”
 
O que deve mudar, então, na estratégia? A primeira ação é mudar a forma de pensar. “Estamos acostumados a pensar de forma linear. Assim, imaginamos o que aconteceu o ano passado e projetamos o futuro considerando esse horizonte de curto prazo”, afirma Taurion. Complementando que, para traçar os próximos cinco anos deve-ser estar atento aos últimos dez anos, analisando a velocidade com que a transformação ocorre e com que novos modelos de negócios são feitos.
 
Os consultores também destacaram seis pontos que devem ser observados com cuidado e reestruturados nas empresas: o alinhamento entre os negócios e a TI, garantindo que essa última esteja inserida na estratégia da empresa muito além do corte de custos; seguido pela arquitetura empresarial, ou aquilo que irá suportar toda a estratégia dos negócios; inovação e P&D, segurança e estratégia de riscos, desenvolvimento de soluções que realmente modifiquem os processos tradicionais e, por fim, a estratégia de suporte ao consumidor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.