IA generativa melhora a experiência de compra para consumidores
Consumidores estão mais conscientes em relação à tecnologia, segundo pesquisa da Capgemini. IA também é vista como sinônimo de eficiência operacional
A Inteligência Artificial Generativa já é percebida pelos consumidores como uma ferramenta que pode apoiá-los em sua jornada de compras, identificou o relatório do Instituto de Pesquisa Capgemini, ‘What Matters to Today’s Consumer” (O que importa para o consumidor de hoje, em tradução livre). Segundo o relatório, a IA generativa é cada vez mais usada pelos consumidores durante as compras, ao mesmo tempo que pode ajudar a melhorar a eficiência operacional dos varejistas e aprimorar a experiência do cliente. Para o estudo foram ouvidos 11.681 consumidores com mais de 18 anos em 11 países da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.
Entre os entrevistados, 72% estão cientes do uso de IA generativa em experiências de compra e, atualmente, um quinto deles os consumidores já usaram IA generativa durante as compras. Daqueles que usaram a tecnologia, mais da metade dos consumidores afirmam que as ferramentas generativas de IA melhoraram notavelmente a experiência.
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Entretanto, o relatório destaca que as preocupações em torno do potencial uso indevido da IA generativa devem ser abordadas para que a tecnologia seja aproveitada em todo o seu potencial. Aproximadamente dois terços dos consumidores estão preocupados com o fato de a IA generativa produzir depoimentos e avaliações falsas ou enganosas.
Quanto aos varejistas, quase oito em cada dez empresas do setor dizem que o uso de IA generativa pode ajudar a melhorar as operações internas e melhorar as instalações de manutenção. As empresas de varejo também planejam usar IA generativa em suas funções logísticas, como otimização de rotas, gerenciamento de operações e otimização da cadeia de suprimentos. Isso, por sua vez, pode ajudar os varejistas a adaptar-se rapidamente à evolução das preferências do consumidor.
A pesquisa também reforçou a cultura de influência na jornada de compras dos consumidores. constatando que os consumidores procuram influenciadores quando compram nas redes sociais. As redes sociais estão cada vez mais desempenhando um papel importante não apenas na descoberta de produtos, mas também está emergindo como a plataforma preferida para compra, especialmente entre as gerações mais jovens. De acordo com a pesquisa, mais da metade dos consumidores que compraram nas redes sociais buscam conselhos de compra de influenciadores, alegando que eles fornecem uma análise clara dos fatores a serem considerados antes de fazer uma compra. Uma proporção semelhante de consumidores que compraram nas redes sociais também procura influenciadores para descontos e ofertas.
Compras mais conscientes
A Capgemini também observou que os consumidores estão se tornando mais conscientes do impacto de suas compras. Eles exigem maior transparência dos varejistas em matéria de sustentabilidade, querem mais informações sobre as credenciais de sustentabilidade de um produto antes de tomar uma decisão de compra, como o seu impacto na biodiversidade, na qualidade do ar e nos recursos hídricos.
Outra observação importante aponta que mais da metade dos consumidores não confia nas reivindicações de sustentabilidade feitas pelas empresas. Se os consumidores receberem informações completas sobre o impacto ambiental de um produto, a maioria diz que mudaria para ele.
Os consumidores também querem que as marcas desempenhem um papel ativo na sua educação, com 63% deles desejando que as marcas desempenhem um papel ativo na educação de produtos sustentáveis. Para obter mais informações sobre sustentabilidade dos produtos, quase metade dos entrevistados apoia a inclusão de rótulos detalhados e códigos QR digitalizáveis nas embalagens dos produtos que fornecem carbono, pegada hídrica e reciclagem do produto.
“Os varejistas precisam repensar estratégias operacionais e adotar soluções inovadoras, como IA, automação, Internet das Coisas (IoT) para permitir detecção de demanda mais inteligente, previsão sem toque, opções de atendimento eficientes e oferecem melhor interatividade ao consumidor. Tudo isso oferece oportunidades para reduzir o custo dos produtos vendidos e desbloquear o crescimento entre canais”, destaca Lindsey Mazza, Líder Global de Varejo do Grupo Capgemini.
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