Notícias

Hospitais apostam em tecnologia para ganhar eficiência operacional

O setor da saúde foi um dos que mais se transformou ao longo dos últimos anos. Pressionados durante o período da pandemia de Covid-19, hospitais apostaram na digitalização para ganhar eficiência operacional e atender melhor pacientes. Passada a emergência sanitária, o segmento não arrefeceu seus investimentos, e continua em uma jornada de transformação digital.

O Hospital Geral do Grajaú (HGG) é exemplo disso. Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, a instituição se tornará em 2024 o primeiro hospital público do país totalmente paperless. A meta de se tornar 100% digital também inclui um projeto que lançará um aplicativo exclusivo para celular, em que os pacientes poderão acompanhar sua jornada de tratamento, bem como seus agendamentos de consultas e resultados de exames.

“Isso contribuirá significativamente para a eficiência operacional, além de resultar no acompanhamento mais preciso das jornadas individuais dentro do hospital”, avaliou Eduardo Alves da Silva, gerente de TI do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

De acordo com Eduardo, o aplicativo e portal para os pacientes lhes dará acesso a todo o histórico de atendimento na instituição, incluindo exames, nome dos médicos e até mesmo a lista de remédios e tratamentos prescritos. Outros benefícios da ação são a economia de espaço e a redução de custos associados ao papel, de cerca de R$30 mil por mês.

Leia também: 47% dos hospitais da América Latina usam aplicativos

Até 2025, o IRSSL irá digitalizar os prontuários e serviços de mais três unidades sob sua gestão: Hospital Regional de Registro, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e Hospital Regional de Jundiaí. “Este é um importante passo em direção à ampla transformação digital em saúde que o Brasil precisa, a qual engloba dados transparentes, integrados e interoperáveis”, diz Carolina Lastra, diretora executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

O Hospital Edmundo Vasconcelos, também de São Paulo, por sua vez, voltou sua atenção para o setor de robótica. Neste mês de abril, a instituição alcançou a marca de 100 cirurgias robóticas realizadas em menos de nove meses.

O Hospital passou a realizar as cirurgias desse modelo com a aquisição do robô Da Vinci Xi, no final de junho de 2023. Entre as especialidades são destaque a urologia, ginecologia, cirurgia geral e cirurgia do tórax. A tecnologia representa uma evolução em relação à cirurgia por vídeo chamada de videolaparoscopia.

“A cirurgia robótica é uma evolução da cirurgia laparoscópica convencional. Realizamos as cirurgias com o auxílio do robô e com isso conseguimos conferir diversas vantagens aos nossos pacientes. Isso envolve uma cirurgia mais segura, mais precisa, com menor taxa de sangramento e que possibilita uma recuperação mais rápida para os pacientes com melhora inclusive dos resultados funcionais. Na urologia, por exemplo, conseguimos melhores taxas de recuperação de função sexual e de incontinência urinária”, destacou o urologista Jorge Wilson, do Hospital Edmundo Vasconcelos.

O robô Da Vinci Xi se difere em relação à qualidade técnica por possuir a capacidade de fornecer uma visão tridimensional mais clara e nítida do local da cirurgia. Seus braços robóticos são mais precisos e estáveis, para uma manipulação delicada dos tecidos durante a cirurgia.

A meta do hospital é seguir ampliando a capacidade de receber cirurgias robóticas e abranger novas especialidades. “Nosso objetivo também é a captação de mais médicos especialistas para que fiquem sabendo da disponibilidade de estrutura do centro cirúrgico e da plataforma robótica e assim tragam suas cirurgias para o Edmundo Vasconcelos. Esse investimento reforça nosso compromisso em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade e avançar na vanguarda da medicina e tecnologia de última geração”, finalizou o diretor geral do hospital, Dario A. Ferreira Neto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

24 minutos ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

44 minutos ago

Executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0 durante o IT Forum Trancoso

No cenário de Trancoso, na Bahia, o IT Forum reuniu líderes do setor industrial para…

2 horas ago

Globant: 3 lições para projetos de eficiência operacional com IA

“Apesar do meu nome, eu não gosto de projetos faraônicos”, foi com esse tom de…

2 horas ago

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

4 horas ago

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

6 horas ago