Hospitais apostam em tecnologia para ganhar eficiência operacional

Hospital Geral do Grajaú e Hospital Edmundo Vasconcelos são exemplos de adoção de tecnologia pelo setor

Author Photo
4:38 pm - 19 de abril de 2024
Imagem: Shutterstock

O setor da saúde foi um dos que mais se transformou ao longo dos últimos anos. Pressionados durante o período da pandemia de Covid-19, hospitais apostaram na digitalização para ganhar eficiência operacional e atender melhor pacientes. Passada a emergência sanitária, o segmento não arrefeceu seus investimentos, e continua em uma jornada de transformação digital.

O Hospital Geral do Grajaú (HGG) é exemplo disso. Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, a instituição se tornará em 2024 o primeiro hospital público do país totalmente paperless. A meta de se tornar 100% digital também inclui um projeto que lançará um aplicativo exclusivo para celular, em que os pacientes poderão acompanhar sua jornada de tratamento, bem como seus agendamentos de consultas e resultados de exames.

“Isso contribuirá significativamente para a eficiência operacional, além de resultar no acompanhamento mais preciso das jornadas individuais dentro do hospital”, avaliou Eduardo Alves da Silva, gerente de TI do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

De acordo com Eduardo, o aplicativo e portal para os pacientes lhes dará acesso a todo o histórico de atendimento na instituição, incluindo exames, nome dos médicos e até mesmo a lista de remédios e tratamentos prescritos. Outros benefícios da ação são a economia de espaço e a redução de custos associados ao papel, de cerca de R$30 mil por mês.

Leia também: 47% dos hospitais da América Latina usam aplicativos

Até 2025, o IRSSL irá digitalizar os prontuários e serviços de mais três unidades sob sua gestão: Hospital Regional de Registro, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e Hospital Regional de Jundiaí. “Este é um importante passo em direção à ampla transformação digital em saúde que o Brasil precisa, a qual engloba dados transparentes, integrados e interoperáveis”, diz Carolina Lastra, diretora executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

O Hospital Edmundo Vasconcelos, também de São Paulo, por sua vez, voltou sua atenção para o setor de robótica. Neste mês de abril, a instituição alcançou a marca de 100 cirurgias robóticas realizadas em menos de nove meses.

O Hospital passou a realizar as cirurgias desse modelo com a aquisição do robô Da Vinci Xi, no final de junho de 2023. Entre as especialidades são destaque a urologia, ginecologia, cirurgia geral e cirurgia do tórax. A tecnologia representa uma evolução em relação à cirurgia por vídeo chamada de videolaparoscopia.

“A cirurgia robótica é uma evolução da cirurgia laparoscópica convencional. Realizamos as cirurgias com o auxílio do robô e com isso conseguimos conferir diversas vantagens aos nossos pacientes. Isso envolve uma cirurgia mais segura, mais precisa, com menor taxa de sangramento e que possibilita uma recuperação mais rápida para os pacientes com melhora inclusive dos resultados funcionais. Na urologia, por exemplo, conseguimos melhores taxas de recuperação de função sexual e de incontinência urinária”, destacou o urologista Jorge Wilson, do Hospital Edmundo Vasconcelos.

O robô Da Vinci Xi se difere em relação à qualidade técnica por possuir a capacidade de fornecer uma visão tridimensional mais clara e nítida do local da cirurgia. Seus braços robóticos são mais precisos e estáveis, para uma manipulação delicada dos tecidos durante a cirurgia.

A meta do hospital é seguir ampliando a capacidade de receber cirurgias robóticas e abranger novas especialidades. “Nosso objetivo também é a captação de mais médicos especialistas para que fiquem sabendo da disponibilidade de estrutura do centro cirúrgico e da plataforma robótica e assim tragam suas cirurgias para o Edmundo Vasconcelos. Esse investimento reforça nosso compromisso em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade e avançar na vanguarda da medicina e tecnologia de última geração”, finalizou o diretor geral do hospital, Dario A. Ferreira Neto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.