Guia Eleições 2018: os sites, apps e recursos online para ajudar você a votar neste domingo

Para você chegar bem informado às urnas, separamos um guia que inclui desde 'colinha' eleitoral a app para monitorar posições e projetos de políticos

Author Photo
9:04 am - 06 de outubro de 2018

No próximo domingo (7), o eleitor brasileiro irá as urnas para escolher seus representantes políticos. É preciso prestar atenção a alguns detalhes no dia, que vão desde a documentação necessária, o local de votação, ao horário –  das 8h às 17h. Para você chegar bem informado no dia, separamos um guia abaixo com indicações de sites e aplicativos úteis para o domingo e pós-eleições.

“Cola” eleitoral

Pela ordem da urna eletrônica, o eleitor deve escolher seus candidatos para deputado(a) federal, deputado(a) estadual ou distrital, senador(a) primeira vaga, senador(a) segunda vaga, governador(a) e presidente da República. Uma ‘cola’ com antecedência com os nomes e números dos candidatos ajuda o eleitor a não se perder.

O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza uma ‘colinha’ ou ‘santinho’. O documento em formato de tabela traz os cargos já na ordem que aparecerão na urna eletrônica. Basta baixar e imprimir o documento, anotar os números e levar no dia 7 de outubro. Para baixar a cola, acesse o link.

“Ok Google, quero falar com o TSE”

O Google lançou nesta semana uma série de ferramentas, desenvolvidas em parceria com o TSE, para ajudar eleitores brasileiros em sua jornada rumo às urnas. Os recursos valem para o motor de busca da gigante de tecnologia e para o Google Assistente.

É possível conversar com o TSE para consultar como votar, descobrir o número do título de eleitor, qual o local de votação e tirar dúvidas gerais sobre o processo eleitoral. Para começar, basta dizer “Ok Google, quero falar com o TSE” ou digitar “quero falar com o TSE” no Assistente e as opções de conversa aparecerão. Mais detalhes sobre a iniciativa no link.

Conheça mais seu candidato

O Google também lançou o site Google Eleições 2018, que combina a base de dados pública do TSE sobre os mais de 27 mil candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente, e os organiza em um só lugar. Para todos os cargos, é possível filtrar a busca por gênero, estado e partido, além de poder procurar diretamente a legenda ou o nome do candidato. Na parte dos presidenciáveis, também é possível escolher entre aprofundar sua pesquisa por meio da Busca, se atualizar sobre cada candidato no Google Notícias, ver entrevistas disponíveis no YouTube, analisar o interesse de busca e os estados nos quais cada presidenciável é mais procurado por meio do Google Trends.

‘Tinder das eleições’

O aplicativo “Eleito por Mim” visa ajudar eleitores brasileiros indecisos e sem candidatos e aqueles que buscam mais informações sobre os mesmos com um princípio semelhante ao popular app de namoro, o Tinder.

A ferramenta gratuita para iOS e Android analisa ideais políticos dos eleitores e sugere os candidatos que mais apoiam suas causas. A plataforma permite, de forma simples e rápida, que o cidadão acesse as informações e plano de governo dos políticos que têm perfil mais parecido com o seu. Estão cadastrados todos os 27 mil candidatos do TSE e suas respectivas páginas oficiais, que são direcionadas uma vez que o candidato recebe o “like”.

App ajuda a monitorar posições e projetos de políticos

O app “Poder do Voto” se propõe a aproximar o eleitor brasileiro dos representantes políticos que eles elegeram. A aplicação já pode ser baixada para aparelhos Android e iOS e seu download e uso são gratuitos. O app permite escolher um deputado e até três senadores para acompanhar as suas posições, expressas pelos seus votos nas comissões e no plenário, ao longo do mandato.

Sempre que um projeto de lei relevante estiver próximo da fase de votação na Câmara ou Senado, os usuários serão estimulados a manifestar suas opiniões e os parlamentares receberão diariamente um relatório com o consolidado dessas opiniões.

O que levar

Para votar, leve um documento oficial de identificação com foto. São aceitos: via digital do título (e-Título) do eleitor que já tenha feito a coleta dos dados biométricos, carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente.

O eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 8h às 17h. Para justificar no dia da eleição, é preciso ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

Vale ressaltar que é proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa ou em local de escolha do eleitor enquanto ele estiver votando.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.