Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano
Número é maior entre grandes empresas. Estudo da Serasa Experian indica aumento de conscientização
Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes cresceu para 58% das empresas brasileiras nos últimos 12 meses. E essa preocupação cresce junto com o tamanho da empresa: 68% das grandes declararam estar mais atentas sobre o assunto do que no ano passado.
As grandes empresas também se dizem mais conscientes sobre a importância da prevenção contra golpes. Se proteger de operações fraudulentas aparece como prioridade para 35% das empresas pesquisadas, objetivo que só aparece atrás de conquistar mais clientes (45%).
Segundo o estudo, essa preocupação com fraudes trouxe impacto na previsão orçamentária das empresas entrevistadas. O tema se tornou prioridade de investimentos para 23% das empresas, o que coloca o item em terceiro lugar do ranking, atrás apenas de marketing e comunicação (46%) e gestão de clientes (39%).
Leia também: América do Sul é região mais vulnerável do mundo a ataques cibernéticos por e-mail
O tema aparecia em quinto lugar no estudo de 2023.
“As empresas devem reconhecer a importância crítica de se tornarem mais conscientes sobre fraudes e a proteção em camadas é fundamental para mitigar os riscos e garantir a segurança das operações e dos clientes”, diz Caio Rocha, diretor de prevenção e autenticação à fraude da Serasa Experian. “Investir em estratégias robustas de prevenção e detecção é essencial para a sustentabilidade e a confiança das organizações”.
O levantamento ouviu 331 pessoas jurídicas (PJs) de diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria. Foi aplicada online em novembro de 2023.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!