Google anuncia apoio a cidades brasileiras em ações de combate à crise climática

Iniciativas utilizam Inteligência Artificial para apoiar a redução de emissões

Author Photo
3:46 pm - 23 de novembro de 2023
Google Imagem: Shutterstock

O Google apresentou nessa quarta-feira (22/11) em São Paulo, durante seu evento “Sustentabilidade com o Google – Cidades”, uma série de iniciativas e tecnologias para ajudar autoridades brasileiras, organizações e pessoas a tomarem melhores decisões sobre sustentabilidade.

Posicionando-se como empresa AI-first desde 2016, o Google aposta na Inteligência Artificial (IA) para contribuir no combate às mudanças climáticas. Um estudo encomendado pela empresa e realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) revelou que a IA pode ajudar a mitigar de 5 a 10% das emissões globais de gases com efeito de estufa até 2030 — o equivalente ao total de emissões anuais da União Europeia.

Durante o evento, o Google detalhou o projeto Green Light, iniciativa do Google Research, que utiliza IA para fazer recomendações de melhoria no fluxo do trânsito a partir da otimização dos semáforos existentes nas cidades. A ideia é que, ao coordenar vários cruzamentos adjacentes para criar ondas de sinais verdes, as cidades possam melhorar o fluxo dos veículos e reduzir ainda mais as emissões de CO2.

Leia mais: Amazon anuncia primeiro parque eólico no Brasil

A cidade do Rio de Janeiro é a primeira a participar da iniciativa na América Latina, em uma parceria com a CET-Rio. Campinas (SP) será a próxima e deve iniciar os trabalhos em 2024, em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Segundo o Google, números iniciais do Green Light indicam que, nas cidades onde a iniciativa está ativa, há um potencial de reduzir as paradas dos veículos em 30% e as emissões nos cruzamentos em mais de 10%. Isso pode ajudar as pessoas a economizar combustível e reduzir as emissões em até 30 milhões de viagens de carro por mês.

O Google também anunciou nesta quarta-feira uma parceria com o Centro de Operações do Rio, o COR-Rio, para identificar e medir as fontes de emissões de gases poluentes no Rio de Janeiro. Como parte da parceria, o COR-Rio passará a usar dados do Environmental Insights Explorer (EIE) que combina IA e imagens aéreas para oferecer análises e identificar oportunidades de redução de gases de efeito estufa e poluição nas cidades. A ferramenta é gratuita.

O EIE mostra oportunidades na redução das emissões, implementação de fontes de energia renováveis e mais limpas, melhoria na infraestrutura por meio do incentivo ao uso de outros meios de transporte mais sustentáveis e sobre construções com maior eficiência energética.

“Quando combinamos informações de qualidade com o poder da IA, podemos transformar a forma como tomamos decisões sobre sustentabilidade”, diz Ivan Patriota, líder de parcerias para Google Maps na América Latina. “Com o EIE, queremos ajudar cidades como o Rio de Janeiro a elaborar planos climáticos e estratégias baseadas em insights sobre como a cidade emite CO2.”

Outro avanço em IA foi desenvolvido em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). O Alerta de Previsão de Inundações ajuda comunidades e pessoas a agir em momentos ambientais críticos. Até novembro de 2023, o recurso permitiu o envio de mais de 2 milhões de notificações de celular com previsão de enchentes ribeirinhas e mais de 250 alertas foram disponibilizados na Busca e no Google Maps, que, segundo o Google, impactou mais de 9 milhões de pessoas no Brasil. Até o final deste ano, o Google irá expandir a previsão de enchentes ribeirinhas para mais 40 localidades (38 novas cidades ).

O que os brasileiros pensam sobre o ESG

Durante o evento, o Google também revelou uma nova edição de sua pesquisa, encomendada à MindMiners, sobre a percepção dos brasileiros sobre ESG. A pesquisa faz parte da plataforma Impact ESG!, desenvolvida pelo Google para auxiliar as empresas a identificar quais os projetos e iniciativas concretas que já possuem e oportunidades para melhorar sua percepção de marca sobre o tema.

A pesquisa revela que o número de brasileiros que conhecem a pauta ESG cresceu no último ano. Os dados mostram que uma em cada quatro pessoas (27%) no país já ouviu falar da sigla. Além disso, mais de quatro em cada cinco (83%) entrevistados valorizam empresas e marcas ligadas à agenda ESG, considerando importante que elas atuem para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e para construir um mundo mais justo e responsável para a sociedade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.