Google atualiza configurações de privacidade no Google Assistente

Mudança, que acontece após descoberta de que trechos de conversas eram ouvidos e transcritos por humanos, procura dar mais transparência ao processo

Author Photo
8:57 pm - 24 de setembro de 2019

Assim como Microsoft, Facebook, Apple e Amazon, a Google utilizava áudios gerados pelos usuários por meio da sua assistente virtual para melhorar resultados de busca ou serviços fornecidos pelo software. Mas a prática, até então não divulgada de forma ostensiva pelas big techs, acabou gerando nos usuários a preocupação de que conversas aleatórias poderiam ser registradas.

Na época em que o uso das gravações veio à tona, a empresa anunciou a interrupção imediata o processo de revisão humana. Agora, a empresa de Mountain View publicou um texto em seu blog explicando em mais detalhes como o processo funciona e as atualizações feitas para garantir mais transparência na gestão de dados e reforçar a privacidade das informações dos usuários.

Falando sobre a AVA

Segundo o comunicado, as gravações de áudio dos usuários não são armazenadas por padrão. Caso o usuário opte por armazenar os seus dados de áudio, as alterações podem ser realizadas na seção Atividade de Voz & Áudio (AVA), presente nas configurações do aplicativo do Google Assistente.

Ativando a AVA, a companhia afirma que a experiência de uso do produto se torna mais personalizada “você ajuda o Assistente a reconhecer melhor sua voz com o passar do tempo, além de melhorar o Assistente para todos os usuários, já que aprenderemos mais sobre idiomas e sotaques”.

Ao ligar a ferramenta, os dados de áudio ficam passíveis de serem analisados por revisores humanos quando o serviço voltar a funcionar.  A marca afirma que está atualizado as configurações internas do produto para que os usuários confirmem entender que o uso da seção implica na possibilidade de qu alguma gravação seja ouvida para análise. O update deve ocorrer até o final do ano.

Exclusão e privacidade

A Google também afirma que vai implantar filtros de privacidade adicionais para garantir a identificação correta de comandos que são realizados sem perceber e excluí-los do processo de revisão humana.

A gigante de buscas também anunciou o desenvolvimento de um sistema controle para regular o nível de ativação do Assistente. “Em breve” explica no comunicado “também adicionaremos uma forma de ajustar o quão sensível seus aparelhos com o Google Assistente serão à  frases semelhantes a “OK Google”, de modo que você terá mais controle para reduzir essas solicitações involuntárias ou, se preferir,  tornar mais fácil conseguir ajuda, especialmente em ambientes com muito barulho.”

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.