Gal, a robô de atendimento que facilita e moderniza voos em SP

A assistente Gal, da companhia aérea Gol, será capaz de orientar passageiros na área de check-in.

Author Photo
12:11 pm - 23 de outubro de 2019

A partir da terça-feira (22), clientes da companhia aérea Gol ganharam uma novidade no aeroporto de Guarulhos, São Paulo. A empresa lançou a primeira robô assistente da América Latina voltada para atendimento ao cliente.

Anteriormente, a Gal já era encontrada nos canais on-line da empresa. O corpo físico da assistente virtual inteligente deverá orientar os passageiros na área de check-in, orientando sobre procedimentos em geral e embarque antes da viagem.

“Com essa novidade, trazemos a inteligência artificial ainda mais próxima do nosso dia a dia, com mecanismos e informações complementares para orientar sobre diferentes situações”, disse Paulo Palaia, diretor de TI da GOL.

Em entrevista durante o IT Forum X, Palaia também detalhou o funcionamento do sistema de reconhecimento facial adotado pela companhia.

O que a robô, produzida pela PlugInBot com tecnologia da Ubtech, pode fazer pelos clientes da Gol? Tirar dúvidas diversas, auxiliar em questões de autoatendimento; também auxilia clientes no despacho de bagagens, orientações de check-in e outros.

José Luiz Belixior, diretor de aeroportos da Gol, diz que a robô vem como uma “opção de contato”, mas que “não substituirá em nenhum momento as atividades de um dos nossos colaboradores”.

“O nosso objetivo é sempre promover uma experiência simples e inteligente”, disse Belixior.

robô Gal

Outro detalhe é que a robô assistente está configurada para se locomover por 10 diferentes pontos do aeroporto. Eles são pré-estabelecidos, então a Gal será usada, nestes casos, para ajudar o cliente até chegar em algum ponto específico.

Vale lembrar que a Gal chega em caráter de testes neste fim de 2019. A expectativa da companhia é que ela, baseada no aprendizado de máquina, possa trabalhar com operações no futuro; também de que novos protótipos sejam produzidos e que sua atuação seja ampliada para outros aeroportos do Brasil.

A empresa também visa, em um segundo momento, que a Gal seja conectada ao sistema interno para realização de serviços como a troca de assentos ou remarcação de voos.

Além das parceiras de hardware e software que fazem a Gal funcionar, ela também utiliza tecnologia IBM Watson de inteligência artificial.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.