Notícias

Para brasileiros, futuro do trabalho está na indústria de TI

Trabalhadores brasileiros acreditam que o futuro do trabalho será mais promissor dentro do mercado de trabalho caso tenham uma carreira voltada à tecnologia. A conclusão é da pesquisa “Skills Outlook Employee View”, conduzida pela Pearson em parceria com o Google. De acordo com o estudo, pelo menos 60% dos entrevistados enxergam novas oportunidades surgindo aos segmentos atrelados à tecnologia.

A pesquisa identificou que o interesse para indústrias em particular varia entre as gerações entrevistadas. No Brasil, para a Geração Z, as áreas de Ciência de Dados (11%) e Saúde/Farmacêutica (11%) são as mais visadas. Já para os Millennials, as áreas de Eletrônica/Computação (12%), Ciência de Dados (10%) e Educação (10%) são as mais promissoras.

Por fim, para os profissionais da Geração X, a Eletrônica/Computação (9%) e a Inteligência Artificial (9%) são as indústrias do futuro.

No país, 40% dos entrevistados ainda disseram estar interessados em acompanhar o que ao ecossistema tecnológico pode abrir de possibilidades para as suas carreiras no futuro.

Leia também: Empresas brasileiras apostam em ESG para atrair geração Z

Apesar dos desafios globais no mercado de TI, no Brasil o setor ainda sofre pela falta de profissionais qualificados. Levantamento da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) traça uma demanda de 797 mil talentos de tecnologia entre 2021 e 2025 —em média, 159 mil ao ano no contexto nacional. O estudo também projeta um déficit de profissionais dessa área: há apenas 53 mil graduados com perfil tecnológico, número que não supre a demanda.

“Apesar de vermos as grandes empresas de tecnologia diminuírem sua velocidade de contratações recentemente, no Brasil o mercado segue aquecido e ainda enfrenta um apagão profissional. Empresas de diferentes setores e portes buscam mão de obra qualificada para acelerar sua transformação digital e modernizar seus produtos e serviços. A pesquisa mostra que os trabalhadores brasileiros estão sintonizados com essa tendência e anseiam por educação e qualificação de olho no longo prazo”, afirma Diego Sette, diretor de tecnologia da Pearson.

De fato, os trabalhadores acreditam que o aprendizado contínuo é diferencial na carreira. Atualmente, 81% dos brasileiros entrevistados estão aprendendo ou planejando aprender novas habilidades ou inscrever-se em um programa educacional; 46% estão mais propensos a usar aplicativos ou plataformas de aprendizagem e 44% deles preferem fazer cursos de curta duração. A maioria, inclusive, sugere que as universidades deveriam oferecer mais programas não acadêmicos aos adultos que já trabalham.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

29 minutos ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

1 hora ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

1 hora ago

Executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0 durante o IT Forum Trancoso

No cenário de Trancoso, na Bahia, o IT Forum reuniu líderes do setor industrial para…

3 horas ago

Globant: 3 lições para projetos de eficiência operacional com IA

“Apesar do meu nome, eu não gosto de projetos faraônicos”, foi com esse tom de…

3 horas ago

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

5 horas ago