Ford quer popularizar veículos que dirigem sem assistência humana

Author Photo
8:20 am - 07 de janeiro de 2015
Ford quer popularizar veículos que dirigem sem assistência humana

Carro conectado e inteligente é praticamente
o mantra da International CES, feira de tecnologia de consumo realizada esta
semana em Las Vegas (EUA). O tema está tão presente que neste ano, de forma
inédita, dez montadoras marcam presença nos disputados estandes do evento. Além
disso, 50 novos produtos foram desenhados para veículos inteligentes e serão
anunciados ao longo dos próximos dias por diversas empresas na CES 2015.



Em keynote realizado ontem (6/1), o CEO da Ford, Mark Fields, afirmou que carro
inteligente
 é uma forte aposta da montadora e a estratégia daqui para
frente estará bastante pautada em tornar acessível e popularizar carros
autônomos, que dirigem sem assistência humana. “Queremos fazer o primeiro
veículo autônomo da Ford, do mundo e que seja acessível às massas”,
afirmou.



O grande motivador dessa tendência, disse, não vem de hoje. “Henry Ford tinha
paixão por criar uma sociedade melhor. É isso que estamos fazendo. Estamos
levando inovação para todas as partes dos nossos negócios.
Queremos ser uma empresa de produto e mobilidade e mudar a forma com que o
mundo caminha”, disse.



Na opinião do CTO de desenvolvimento de produtos globais da Ford, Raj Nair, a
popularização docarro autônomo é perfeitamente possível, tornando a
experiência do motorista mais segura e confortável. “Já estamos produzindo
e vendendo veículos semiautônomos que usam programas e sensores para estacionar
em vagas paralelas e perpendiculares, para ajustar a velocidade ao fluxo do
trânsito e acionar os freios em caso de emergência”, exemplificou.


Ele, no entanto, reconhece que alguns desafios precisam ser superados para
garantir o sucesso de veículos do tipo. “Se um acidente acontecer, quem será
responsável? Tecnologias para carros são seguras, mas precisamos refletir sobre
o tema de maneira cuidadosa”, observou.



Inovação como bandeira

Para acelerar investimentos na área, Fields anunciou um novo plano da
marca, o Ford Smart Mobility, que está baseado em três pilares: veículo
autônomo, serviço de consumidor e Big Data. Segundo ele, a Ford realizará neste
ano 25 experimentos de mobilidade ao redor do mundo para testar ideias
inovadoras de transporte e criar experiências melhores 
para o consumidor.


Os projetos, conforme explicou Fields, têm como foco quatro megatendências
globais
: o crescimento explosivo da população, uma classe média em
expansão, preocupações com a qualidade do ar e a saúde pública e mudanças nas
atitudes e prioridades dos consumidores.


Alguns dos experimentos fazem parte do programa Innovative Mobility Challenge
Series, desafio criado pela Ford que contou com soluções inovadoras e
desenvolvedores de todo o mundo que desenharam soluções para desafios
específicos de mobilidade na América do Norte, América do Sul, Portugal,
África, Índia, China, Inglaterra e Austrália.


A Ford estruturou também iniciativa semelhante com 16 universidades no
mundo para a criação de aplicativos que ajudassem a levar inteligência para a
mobilidade urbana. Entre os projetos estão, por exemplo, o Parkapedia, espécie
de Wikipedia de estacionamento, com informações de locais, taxas e vagas em
Londres, além do Flare que reúne informações sobre infraestrutura e tráfego na
Índia. Todos eles têm um único propósito: proporcionar melhorias para a
população, lembrou o presidente. “Somos a Marvell da inovação”, comparou.


A jornalista viajou para Las Vegas (EUA) a convite da CEA, responsável pela International CES

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.