Facebook suspende 200 aplicativos após escândalo envolvendo a Cambridge Analytica

Rede social não deu detalhes nem revelou a lista de apps suspensos

Author Photo
10:56 am - 15 de maio de 2018

Enquanto o escândalo da Cambridge Analytica continua se arrastando no Facebook, a empresa vem tentando eliminar preventivamente novos problemas em potencial com auditorias de aplicativos. A rede social anunciou que suspendeu mais de 200 aplicativos potencialmente problemáticos — mas não deu detalhes sobre o que motivou a caçada.

O vice-presidente de parcerias de produtos do Facebook, Ime Archibong, anunciou que a prometida investigação em aplicativos de terceiros estava “em pleno andamento”. A plataforma está investigando todos os aplicativos que tiveram acesso a informações do usuário antes da revisão da política de uso para desenvolvedores em 2014 suspendendo.

“Como Mark [Zuckerberg] explicou, o Facebook investigará todos os aplicativos que tiveram acesso a grandes quantidades de informações antes de alterarmos nossas políticas de plataforma em 2014. Ele também deixou claro que, onde tivéssemos preocupações sobre aplicativos individuais, nós os auditaríamos e qualquer aplicativo que recusasse ou falhasse em uma auditoria seria banido do Facebook”, disse Archibong em comunicado.

Segunda fase da análise

Archibong diz que o próximo passo no processo de auditoria é investigar os aplicativos suspensos. A empresa fará isso por meio de entrevistas, solicitações de informações e inspeções. Com esse movimento, o Facebook parece ir além do que foi feito no caso da Cambridge Analytica, em que eles aparentemente aceitaram a palavra da empresa de que todos os dados tinham sido excluídos e não mais utilizados.

O processo de investigação está em pleno andamento e tem duas fases. Primeiro, uma revisão abrangente para identificar todos os aplicativos que tiveram acesso a essa quantidade de dados do Facebook. Em segundo, quando tivermos preocupações, faremos entrevistas, faremos solicitações de informações (RFI) — que fazem uma série de perguntas detalhadas sobre o aplicativo e os dados aos quais ele tem acesso — e realizaremos auditorias que podem incluir inspeções locais”, completou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.