Executivo de TI 2022: ganhos de produtividade impulsionam projetos

Tecnologia foi usada por CIOs para ganhar produtividade – e levou a indicações para premiação da IT Mídia

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9:50 am - 16 de março de 2022
produtividade

Obter ganhos de desempenho de negócios através de projetos de tecnologia: esse é o mote da categoria Produtividade do prêmio Executivo de TI do Ano de 2022 – cujos finalistas podem ser conhecidos nessa lista completa. Os vencedores serão revelados na próxima quarta-feira, 16 de março, durante o IT Forum Ibirapuera, em São Paulo.

A primeira executiva finalista, na categoria que reconhece líderes de empresas com faturamento de até R$ 1 bilhão, é Celina Nascimento Jorge Marinho, CIO da Líder Aviação. O projeto dela é o Diário de Bordo Digital, que substitui registros de voos em papel, além da condição técnica das aeronaves, por registros digitais. A empresa, primeira no Brasil a obter autorização da ANAC para soluções do tipo, obteve aumento da segurança operacional e produtividade, além de diminuir atrasos e aumentar a satisfação dos clientes.

Fabio André Ramos, Diretor Executivo da Bevap, apostou em um projeto chamado Gestão e automação de recursos hídricos. Por meio da tecnologia e da integração de fornecedores, parceiros, universidades e órgãos fiscalizadores, a empresa construiu uma plataforma que automatizou a irrigação de 30 mil hectares de cana de açúcar e uma grande infraestrutura de pivôs, antes vistoriados por um quadro de mais de 200 operadores. O projeto nasceu para manter a sustentabilidade do negócio e reduzir o consumo de água.

Para Kaio Fabio Sousa, Head de Tecnologia do Terral Shopping Center, o que valeu a indicação foi o Projeto Automação Medidores Energia e Água. Parte de uma estratégia maior chamada Digital Terral, e que busca fortalecer a eficiência operacional e melhorar a experiência dos colaboradores, consumidores e lojistas, a iniciativa usa internet das coisas (IoT) para conectar medidores em shoppings centers. Toda leitura de consumo de água e energia elétrica, antes manual, agora é centralizada em um software chamado BPMS, reduzindo tempo e gerando produtividade e governança.

Faturamento de até R$ 5 bilhões

Adriano Sciorilli, Head de TI da Total Express, foi reconhecido pelo projeto ICS Mobile – Realidade Aumentada. Trata-se de uma aplicação que usa a câmera do celular do operador de centros de distribuição para descobrir onde estão encomendas. O sistema captura informações de etiqueta, analisa os dados e disponibiliza na própria tela do celular recursos visuais que facilitam a interação e permita organizar encomendas, dispensando a necessidade de deslocamentos excessivos no CD e economizando tempo.

Marcus Vinicius Cardoso da Silva, Gerente de TI da Iharabras, conduziu o projeto Go to Analitycs, cujo objetivo é consolidar informações de diversas bases na nuvem e depois utilizar ferramentas de processamento de alto volume de dados para obter insights. Foram entregues 40 dashboards com informações em tempo “quase real” para uma força de vendas de 350 pessoas, melhorando a tomada de decisão e o suporte às vendas.

Rodrigo Ribeiro Gonçalves, Diretor de Tecnologia e Inovação da Uisa, apostou no JADI – Jornada de Automação, Desenvolvimento e Inovação. Em suma, o projeto buscou transformar a empresa do agronegócio em uma biorrefinaria verde, sustentável e produtiva, mostrando o valor do ESG com inovação e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade, o faturamento e a eficiência – tudo através de uma jornada que começou com a implantação de ERP, passando por automação de plantas industriais e coletas de dados através de redes 4G, e culminando na geração de créditos de carbono.

Faturamento acima de R$ 5 bilhões

Alessandro Tomazela, Global IT Director da Braskem, inscreveu e foi reconhecido pelo projeto Tecnologia IoT para People Tracking para monitoramento do fenômeno geológico em Maceió, AL. A solução tecnológica utilizou Internet das Coisas (IoT) para controlar acesso da força de trabalho às zonas de resguardo (áreas restritas). Por meio de crachá (“Smart Badge”), foi possível rastrear em tempo quase real as pessoas dentro dessas áreas restritas, além de permitir a comunicação síncrona entre as equipes com melhor tempo de resposta em caso de emergência e necessidade de evasão.

Evandro Godinho, Gerente Executivo de TI do Grupo Ultra, levou a cabo o Projeto Atenas. Usando uma plataforma da ServiceNow para simplificar e modernizar o acesso e a experiência em todos os serviços do CSC (TI, Finanças, RH, administrativo), foi possível reestruturar a oferta de serviços simplificando processos e eliminando etapas redundantes. O uso de RPA, soluções de onboarding, inteligência em compras e gestão automática de acessos também trouxe ganhos. Na TI, além de processos ITIL, foi implementado o CMDB. Gestão por indicadores em tempo real e fluxos de trabalho automatizados completam o projeto.

Para Marcelo Hirata, Diretor de TI & CIO da IRB Brasil, o projeto campeão é o Digitalização do Workflow de Sinistros, cujo grande objetivo foi desenvolver e implantar uma solução de automação sem intervenção manual e com integrações sistêmicas que permitissem obedecer SLAs definidas pelos clientes. Para isso foi usada uma solução de Machine Learn para tratar pedidos recebidos, incluindo novas interfaces de aprovação a partir de dispositivos móveis.

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