EXCLUSIVO: AMD investe em B2B para crescer no Brasil

Executivos da AMD comentam atual momento da companhia no Brasil e quais as principais oportunidades em curto e longo prazos

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9:00 am - 28 de abril de 2023
Executivos AMD Executivos AMD Fotos: Divulgação

A instabilidade econômica é um desafio no mercado brasileiro, mas a pauta da transformação digital, ainda efervescente após a pandemia, é uma oportunidade de aumentar a cartela de clientes não só de grandes empresas, mas de pequenas e médias. Essas são algumas das observações de Sergio Santos, diretor regional da AMD Brasil e Jason Mooneyham, VP corporativo e head da AMD para Américas, em entrevista exclusiva ao IT Forum.

“Após alguns lançamentos e deixarmos o data center mais moderno, a maioria dos nossos investimentos no Brasil foi no espaço comercial nos últimos anos. E nós queremos colocar um time no Brasil que pode superar o que já temos e ser ainda melhor. Nós amamos nosso B2C, não planejamos nos afastar disso. Mas, ao mesmo tempo, queremos investir no B2B de forma significativa”, diz Jason.

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Confira o bate-papo completo:

IT Forum: O que o Brasil representa para a AMD?

Jason Mooneyham: Gostaríamos de ir mais rápido no Brasil. É seguro dizer que, durante a pandemia, vimos uma mudança real no mercado e na oportunidade. Acho que estamos começando a ver isso voltar em grande estilo para nós, assim como para nossos parceiros, e isso é um bom sinal.

IT Forum: Quais são essas mudanças?

Jason Mooneyham: Ouvimos muitas empresas falando sobre transformação digital, mesmo antes da pandemia. O que a pandemia impôs à maioria das empresas é uma transformação rápida. Você tinha que chegar a um cliente nativo digital muito rapidamente e tinha que fazer isso remotamente. Você tinha que fazer isso rapidamente. Portanto, o aspecto da mobilidade da transformação digital atingiu a todos muito rapidamente.

Vimos uma aceleração das necessidades do data center também. Por isso, era necessário muito poder de computação para algumas das cargas de trabalho necessárias para esse cliente nativo digital. A modernização dos data centers por causa dessa transformação digital foi acelerada. Não poderia mais ser apenas uma estratégia, tinha que ser uma capacitação.

IT Forum: Nós vemos muitas pequenas e médias empresas olhando para a transformação digital. Vocês sentiram esse movimento?

Sergio Santos: Nós os vimos se adaptando a esse novo cenário. Eles precisaram transformar os seus negócios e adaptar seus negócios para o e-commerce, por exemplo, para aumentar a produtividade. Todos os tipos de negócios, mesmo que pequenos, precisaram disso.

IT Forum: Vocês enxergam alguma diferença entre o Brasil e outros países da América?

Jason Mooneyham: Eu acho que é ainda mais importante ser energeticamente eficiente no Brasil. Acho que cabe a empresas como a AMD ajudá-lo a saber disso. Acho que uma das histórias mais poderosas que temos é a eficiência que vem com o desempenho, que estamos trazendo para a mesa. Então, acho que parte dessa transformação digital serão as iniciativas de sustentabilidade.

IT Forum: Além disso, há desafios específicos do mercado brasileiro?

Sergio Santos: A instabilidade econômica pode ser um desafio, pois quando os parceiros veem esse tipo de instabilidade demoram mais para tomar decisões. Eu acho que é a única cobrança que nós temos.

IT Forum: Muitas pessoas conhecem a AMD como B2C, mas o B2B também é muito importante. Qual o balanço entre as duas áreas?

Jason Mooneyham: Sem entrar em números, a base do nosso negócio aqui foi o B2C, com certeza. Por isso, sempre fomos vistos pelos gamers antes de realmente entrar no espaço comercial da empresa. Mas, após alguns lançamentos e deixarmos o data center mais moderno, a maioria dos nossos investimentos no Brasil foi no espaço comercial nos últimos anos. E nós queremos colocar um time no Brasil que pode superar o que já temos e ser ainda melhor.

Nós amamos nosso B2C, não planejamos nos afastar disso. Mas, ao mesmo tempo, queremos investir no B2B de forma significativa.

IT Forum: Dentro do B2B, vocês veem grandes oportunidades em áreas como Inteligência Artificial?

Jason Mooneyham: Acho que a IA estará difundida em tudo o que fazemos muito em breve. Queremos estar na vanguarda disso. É emocionante, para nós, pegar algumas das aquisições de parceiros internos, algumas das tecnologias de IA que eles trouxeram para seu portfólio e agora trazê-las para nosso data center e produtos para clientes.

IT Forum: As empresas devem se preocupar com o hardware para atingir maturidade de tecnologias emergentes?

Jason Mooneyham: Sim, acho que para mim é sobre os modelos de uso potencial e estar pronto para o futuro. Você está pronto para a IA na sua empresa? Se você não está habilitando com o hardware, provavelmente não está. Então, com base no que acreditamos, nós queremos que o hardware esteja pronto para isso. Então, o nosso plano é ter o hardware capaz.

IT Forum: É importante também que os clientes saibam para onde querem ir e como querem ir quando falarem dessas tendências, certo?

Jason Mooneyham: A aceleração da nuvem permitiu essas grandes economias de escala para nós. O que aconteceu? Todos disseram ser necessário estar na nuvem: ‘Agora posso obter apenas essa tecnologia poderosa aqui, então vou precisar consolidar meu data center’. As companhias também começaram a buscar um sistema de melhor desempenho com menos energia, balanceando o workload de cloud e on-premise.

Eu vi muitas companhias que colocar quase tudo na nuvem, mas provavelmente não estão perto de conseguir o melhor da tecnologia. E, hoje, o on-premise talvez possa ajudar com isso.

IT Forum: Pensar em fazer mais, com menos também é uma pauta de ESG.

Jason Mooneyham: Sim. Se os datacenters que hoje trabalham com dez racks, pudessem ser consolidados em apenas dois, seria uma imensa economia de energia. Cada vez mais, conseguimos ter núcleos e processadores com uma configuração muito densa, mas que atenda às metas ambientais e de sustentabilidade.

IT Forum: A tecnologia também precisa ser sustentável e não apenas um meio para as empresas serem sustentáveis…

Sergio Santos: Nós temos métricas de sustentabilidade, como para reduzir a pegada de carbono companhia. Entre as nossas metas estão a redução em 50% das emissões de gás carbônico nas operações da AMD até 2023; incrementar em 30 vezes a eficiência energética dos processadores da AMD e servidores para IA e computação de alta performance; ter 100% dos fornecedores da AD com metas públicas de redução de emissões até 2025; e 80% desses fornecedores com energia renovável até 2025.

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