Enel adota drones para inspeções na rede de energia subterrânea

Financiado pelo programa de P&D da Aneel, projeto da Enel recebeu R$ 380 mil de investimentos a fim de fornecer mais segurança para a operação

Author Photo
7:00 pm - 05 de julho de 2021
Enel Drone grava toda a inspeção da rede subterrânea da Ener e imagens geradas são usadas para análise adicional. (Crédito: Divulgação)

A Enel Distribuição São Paulo anunciou nesta segunda-feira (25) que utilizará drones para inspecionar a sua rede de distribuição subterrânea. Financiado pelo programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto recebeu R$ 380 mil de investimentos. O objetivo é fornecer mais segurança para a operação e para os eletricistas da concessionária de energia elétrica, que opera em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo.

Diariamente, eletricistas da distribuidora realizam inspeções visuais e instrumentais em mais de 10 mil estruturas que dão acesso à rede subterrânea, a fim de garantir a segurança e o pleno funcionamento das instalações. A cada três anos, a distribuidora precisa inspecionar todos os transformadores de sua rede subterrânea e periodicamente verificar os demais ativos para realização da manutenção.

Esses espaços são pequenos e possuem diversos transformadores e chaves, o que torna o trabalho dos operadores extremamente complexo. Sem contar que para acessar as caixas, é necessário realizar protocolos de segurança que envolvem a instalação de tripés para içamento dos operadores, garantindo a rápida remoção do ambiente em caso de problemas, e o uso de um detector de gases. Com a utilização de drone, a expectativa é alcançar ganhos de produtividade com a redução do tempo de preparação e execução dessas atividades.

Leia mais: Inscrições para o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI estão abertas

“O uso do drone traz mais segurança para os nossos eletricistas e permite que o trabalho de inspeção da rede subterrânea seja executado de forma mais rápida, com a análise das imagens em tempo real”, enfatizou Bruno Cecchetti, responsável pela área de tecnologia de rede da Enel Brasil. Segundo ele, a tecnologia reflete diretamente na qualidade do fornecimento de energia aos clientes, a partir da melhora de indicadores de continuidade do serviço.

Produtividade e segurança

A inspeção por meio de drones exigirá apenas dois profissionais para manuseio dos equipamentos, enquanto o método tradicional requer três eletricistas. As análises em campo das caixas são registradas por uma câmera e, posteriormente, encaminhadas para a área de backoffice da distribuidora. A tecnologia grava um vídeo de toda a inspeção, que pode ser consultado para uma análise adicional, dispensando necessidade de entrar novamente no espaço.

A Enel contou com o apoio da empresa suíça Flyability para adaptar o drone para voar em espaços confinados. O equipamento é protegido por uma estrutura esférica para evitar danos por evitar choques e quedas. Como o drone não é à prova de água, é necessário retirar a água das caixas antes da inspeção.

De acordo com a concessionária paulista, a tecnologia foi bem-recebida pela área de operação e manutenção. Os primeiros testes do novo drone foram realizados no bairro da Vila Olímpia, zona sul da capital, como parte do projeto Urban Futurability, que busca transformar a região em um bairro digital e sustentável. A Avenida Paulista e a Alameda Santos, no centro da cidade, também abrigaram testes.

O projeto entra agora em sua segunda fase, que consiste em treinamentos para que os eletricistas aprendam a operar os drones, além de processar e extrair dados do equipamento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.