Empresas desejam priorizar soluções digitais, mas esbarram em orçamento

Apenas metade das empresas considera soluções digitais no planejamento orçamentário, revela estudo da Peers Consulting

Author Photo
2:53 pm - 16 de agosto de 2023
serviços digitais, chatbot, soluções digitais Imagem: Shutterstock

A maioria das empresas considera que o investimento no desenvolvimento de soluções digitais é prioridade no Customer Service, segundo pesquisa realizada pela Peers Consulting & Technology. De acordo com o levantamento feito com 30 empresas, 80% dessas empresas priorizam a adoção de tecnologias, alocando recursos principalmente em “alternativas de autosserviço” e “uso de chatbots”.

Entretanto, o estudo destaca que, apesar de as companhias reconhecerem a relevância de soluções digitais, apenas metade das empresas as consideram no planejamento orçamentário e, realmente, as colocam em prática. As empresas reconhecem a influência de uma boa experiência ao cliente, mas 40% afirmam que ainda tendem a manter o foco no custo da adoção das tecnologias.

Por outro lado, os dados da pesquisa apontam para uma crescente conscientização das empresas de que o uso do digital deve impactar toda a cadeia de negócios, incluindo a relação construída com o consumidor e que vai além das redes sociais.

Leia ainda: Grande varejo brasileiro faturou mais de R$ 1 tri em 2022, diz SBVC

“Quem investe sente os resultados se reverterem em fidelização, o que é fundamental para uma empresa. É preciso, contudo, que a transformação digital seja bem executada e de forma planejada, pois é a única forma de a empresa conseguir manter o foco na experiência e jornada do cliente em todo o processo”, explica Paulo Morais, principal da Peers Consulting & Technology.

Nas avaliações por setor, a pesquisa da Peers Consulting revelou que, no varejo, a principal dificuldade é lidar com a omnicanalidade. Para 67% das empresas, o principal destino dos recursos é a “Capacitação e autonomia para resolução de problemas”, embora apenas 10% afirmam oferecer níveis altos de integração entre os canais.

Já no setor de serviços, o cenário é oposto: dois terços das empresas consideram as iniciativas de customer service no planejamento orçamentário.

O segmento bancário é o que mais tem investido em iniciativas ligadas a otimização do fluxo de atendimento segundo o levantamento da Peers, já que 75% das companhias declaram se orientar pela experiência ao invés dos custos.

Na saúde, o uso de analytics também sobressaiu e 75% das empresas afirmam usar ferramentas para insights e suporte na tomada de decisão no negócio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.