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Empresas maduras digitalmente investem mais de R$ 30 mil em capacitação, diz estudo

Empresas estão investindo em treinamentos e capacitação em tecnologia como uma forma de adquirir maior eficiência operacional, identificou um novo relatório realizado pela Altura Para Empresas em parceria com a FIAP. A maior parte das empresas consideradas com maturidade digital avançada, uma realidade de 16,5% das entrevistadas, destinam mais de R$ 32 mil por colaborador anualmente para atualização de habilidades.

As empresas que realizam ações nessa categoria observaram melhoria em diversos indicadores relacionados ao desenvolvimento da performance dos funcionários, tais como o aumento de produtividade (64%) e engajamento (45%), sendo que 60% também avaliam que seus clientes ou usuários conseguiram perceber – de forma direta ou indireta – os impactos positivos desses esforços.

A medida que o porte da companhia aumenta, as iniciativas de educação corporativa também se tornam mais diversificadas. A coparticipação em cursos de graduação e pós-graduação, por exemplo, foi uma das iniciativas mais votadas entre os respondentes que atuam nas maiores organizações (32%). Em contrapartida, a aquisição de cursos pontuais, conforme a necessidade dos times, foi a mais presente entre os que atuam nas menores (17%).

Leia também: Duas histórias de sucesso pós-capacitação em nuvem

Um dos benefícios observados pelos entrevistados com maiores investimentos em educação foi o fortalecimento do employer branding. E mesmo aqueles com menor orçamento para projetos de educação conseguiram reduzir o turnover.

Capacitação e desafios

Na análise de Adriano Almeida, cofundador e COO da Alura e também responsável pela Alura Para Empresas, o estudo prova que a cultura de aprendizado em tecnologia é um verdadeiro apoio tanto para o enfrentamento do contexto desafiador dos dias de hoje, como para aspectos corporativos atemporais (redução dos custos, aumento da performance, potencialização dos resultados, etc.).

“As habilidades digitais estão cada vez mais presentes em nossos processos e rotinas, com a inteligência artificial, dados e a automação já sendo realidades em nossas vidas pessoais e profissionais. Por isso, é importante que saibamos como empregá-las em nosso dia a dia, impulsionando o crescimento e promovendo melhorias contínuas”, comenta.

Já para Guilherme Pereira, diretor de inovação e conteúdo da FIAP, a busca por novas competências e ferramentas auxiliam na construção de modelos de negócios mais alinhados com a modernidade e com o momento que vivemos.

“A grande competência para garantir o sucesso futuro é uma competência que tanto o indivíduo quanto a empresa precisam compartilhar, que é a capacidade de aprender de forma ágil”, destaca.

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