Duas histórias de sucesso pós-capacitação em nuvem

Profissionais da BRLink que passaram pela Escola da Nuvem contam suas perspectivas de futuro a partir de capacitações em cloud computing

Author Photo
9:35 am - 28 de junho de 2023
Imagem: Shutterstock

Não é novidade que existe uma enorme lacuna de profissionais capacitados para atuarem no setor de tecnologia da informação no Brasil. Sobram vagas, faltam pessoas. Algumas empresas e organizações tem tentado combater o problema, como é o caso da BRLink, especialista em projetos de computação em nuvem que tem iniciativas de educação em parceria com a Escola da Nuvem.

“Esse tipo de formação está muito requisitada atualmente e rapidamente as pessoas com essa qualificação serão figuras-chave para qualquer empresa que use plataformas em nuvem, seja para armazenar ou gerenciar seus dados na internet”, diz Rafael Marangoni, diretor da unidade de serviços da Ingram Micro, que comprou a BRLink em 2021.

Leia também: Vagas abertas para trabalho remoto despencam para menos de 4% em junho

Para o executivo, ter qualificação em cloud é fundamental para quem deseja se candidatar a uma vaga de trabalho no segmento, e a empresa incentiva a formação e contratação de colaboradores com essa habilidade.

“A computação em nuvem proporciona muitos benefícios, mas é preciso conhecimento técnico para fazer melhor uso. Os dados brutos não significam nada. Eles precisam ser administrados, analisados e interpretados. Por isso a tecnologia necessita de profissionais qualificados para operá-la”, diz.

A empresa tem dois profissionais com boas histórias para contar sobre o tema.

Histórias de sucesso

Roger Silva, 31, e Guilherme Bueno, 28, foram contratados recentemente pela BRLink como analistas cloud. Quando os dois perceberam a necessidade de atualização em seus requisitos profissionais, recorreram ao Escola da Nuvem.

“Antes eu não tinha uma visão clara das diversas opções de carreira disponíveis na área de TI”, diz Silva. “Agora percebo que existem inúmeros caminhos promissores a serem explorados.”

brlink

Guilherme Bueno e Roger Silva. Fotos: Divulgação, BRLink

Bueno lembra que conheceu a Escola da Nuvem por meio de um ex-colega de trabalho. “O conhecimento em cloud computing é extremamente importante para os profissionais de TI e um diferencial no meu currículo.”

Segundo o especialista, a especialização é importante pois impactar positivamente a gestão, e traz melhoria e otimização de custos dos recursos utilizados para sustentar o negócio dos clientes. “Eu já trabalhava na área de TI, porém tinha pouca afinidade com o tema cloud computing. Após conhecer os fundamentos, pude ser apresentado a um novo universo, com diversas linhas de aprendizado que facilitam meu dia a dia e ajudam na gestão de recursos que os clientes necessitam”, conta.

Roger Silva destaca a busca constante por atualizações de habilidades e de conhecimento. “Quero me aprimorar cada vez mais na área de cloud, especialmente em expandir meus horizontes. Dessa forma, pretendo ampliar minhas capacidades na gestão, implementação e monitoramento de ambientes em nuvem, e, consequentemente, tornar-me um profissional mais completo e competitivo no mercado de tecnologia”, conclui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.