Empresas estão atrasadas na digitalização da gestão de exportações
Segundo Thomson Reuteurs, adoção de tecnologias de gerenciamento de comércio exterior ainda é pouco difundida
Metade das empresas de importação e exportação em todo o mundo está atrasada ou em estágio inicial da adoção de soluções digitais em processos de gestão, revelou uma pesquisa do Thomson Reuters Institute. A adoção de tecnologias de gerenciamento de comércio exterior, de acordo com o relatório, não é tão difundida ainda, o que pode comprometer questões de compliance.
Segundo o estudo, quase um quinto (19%) dos profissionais respondeu que a empresa onde trabalha ainda está operando em ambientes altamente isolados, com sistemas diferentes para cada região e/ou unidade de negócios, limitando severamente sua capacidade de compartilhar, comparar e analisar os dados comerciais de seus negócios.
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“Qualquer organização envolvida em atividades de importação/exportação deve entender que um negócio saudável depende do fortalecimento de seu sistema de gestão do comércio internacional. E isso não é possível sem um foco em inovação tecnológica em áreas como análise de dados, inteligência artificial (IA) e mobilidade”, disse Luciano Idésio, VP do segmento de corporates da Thomson Reuters na América Latina.
O estudo foi realizado com profissionais de comércio exterior dos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, América Latina (principalmente México e Brasil) e a região Ásia-Pacífico (incluindo China, Austrália, Japão, Cingapura e Tailândia).
A maioria (185) dos entrevistados era de empresas com receita superior a US$ 100 milhões, mas um número significativo de os entrevistados da América Latina (30 de 70) eram de empresas com receita inferior a US$ 100 milhões. A maioria das empresas representadas está envolvida em atividades de importação e exportação.