Demanda por data centers traz desafios sobre metas sustentáveis

Segundo levantamento da Vertiv, operadores de hyperscales lideram avanço de tecnologias para atingir metas rumo ao carbono neutro

Author Photo
10:09 am - 29 de novembro de 2022
Imagem: Shutterstock

Data centers são responsáveis por aproximadamente 1% da demanda global por energia, segundo relatório da Agência Internacional de Energia. Dado o crescente tráfego da internet e o aumento de serviços digitais, a tendência é que esse consumo aumente.

Para os próximos cinco anos, a Mordor Intelligence aponta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13% na construção de data centers. Diante de metas de desenvolvimento sustentável, a operação de data centers se vê diante de alguns desafios.

“Estamos vendo um senso de urgência nos operadores de toda a indústria para reduzir o impacto que suas operações têm no meio-ambiente, e esse novo recurso é desenvolvido para ajudá-los a fazer exatamente isso”, disse TJ Faze, líder de estratégia de ESG e engajamento da Vertiv. “O foco na eficiência operacional possibilitou importantes melhorias, mas agora novas estratégias e sistemas mais inteligentes são necessários para reduzir as emissões e o uso de água conforme a indústria continue a crescer”.

De olho nessa tendência, combinada com um maior foco na redução das emissões de gases de efeito estufa e no consumo de água, operadores de data centers buscam soluções novas que aumentem a utilização dos equipamentos e eliminem as ineficiências ainda existentes.

Segundo levantamento da Vertiv, esse movimento da indústria foi liderado pelos operadores de grandes hyperscales, os quais estabeleceram metas para se tornarem carbono neutros ou carbono negativos até o final dessa década. Esses operadores estão assumindo a liderança no avanço de tecnologias que respaldem esses objetivos e estão desenvolvendo um roadmap para o resto da indústria.

Ainda de acordo com a Vertiv, fornecedores de colocation caminham também para operações carbono neutras e eficientes no uso de água com o fim de capitalizar sobre a demanda do mercado por serviços de data centers que respaldem as metas ambientais de seus clientes empresariais. As empresas precisam também lidar com o impacto de seus data centers internos (on-premise) no suporte a essas metas.

“Nos últimos dez anos, vimos como operadores de data centers trabalharam para reduzir o impacto de suas operações sobre o meio ambiente. Entretanto, à medida que a indústria continua a crescer, aumenta a necessidade de desenvolver novas estratégias e implementar sistemas e tecnologias mais inteligentes para reduzir o consumo de recursos”, disse Jessica García, Diretora de Recursos Humanos para a Vertiv na América Latina.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.