Employee Experience é chave para transformar o RH

Author Photo
3:39 pm - 28 de novembro de 2017
Crédito: Lais Vivan/ TAQE

O surgimento acelerado de novas tecnologias pressiona organizações a constantes mudanças para manter a vantagem competitiva, o que não se aplica somente ao setor de TI. O futuro dos departamentos de RH, por exemplo, será baseado em criar uma cultura de inovação focada na motivação dos colaboradores, a chamada “employee experience” ou experiência do colaborador.

O novo conceito, apesar de ainda não ser visto como uma prioridade para muitas empresas no Brasil, está tomando corpo e entra na pauta das organizações, que percebem, aos poucos, seus impactos positivos nos negócios. Este foi um dos temas debatidos durante a primeira edição do TAQE TRENDS, evento realizado nesta terça-feira (28) pelo TAQE, app de emprego e formação profissional voltado a jovens.

“Se a empresa criar contextos para o desenvolvimento de talentos, isso vai aflorar nos funcionários capacidades que eles nem sabiam que tinham”, afirmou Arthur Ranieri, head de employee experience da Livework. Segundo ele, a partir de agora o RH deixa de ser um gestor de processos e passa a ser um gestor de experiências. “A boa experiência do colaborador impacta positivamente tanto no cliente interno como no externo.”

Funcionário como cliente

A experiência do cliente já é o foco do marketing das empresas de sucesso e, assim como o consumidor final, os colaboradores devem ser encarados como clientes que devem ter a sua experiência melhorada. Atento à esta tendência, o banco Santander, por exemplo, desenvolveu algumas soluções neste sentido.

Além de transformar e modernizar o portal interno da área de RH, o banco também desenvolveu dois aplicativos: o Academia Santander, voltado para capacitação e desenvolvimento dos funcionários, e o Santander Pessoas, uma maneira mais fácil e intuitiva de otimizar o controle do ponto dos colaboradores, entre outras funcionalidades.

Para o desenvolvimento destes e outros projetos, a equipe de TI atua em conjunto com a área de RH. De acordo com Mauricio Toledo, superintendente de RH do Santander Brasil, este alinhamento da estratégia e planejamento do RH com a infraestrutura da TI é fundamental para diminuir GAPs e falhas de entendimento.

O executivo acredita que o departamento de recursos humanos precisa estar preparado para a transformação digital não apenas para se modernizar como também aprimorar a experiência dos colaboradores. “É preciso escutar o funcionário para inovar”, finalizou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.