Em 2019, IBM aumentou em 114% o número de patentes no Brasil

Entre países da América Latina, Brasil foi o principal responsável pela quantidade de registros de patentes

Author Photo
4:05 pm - 20 de janeiro de 2020
IBM IBM

Em 2019, a IBM registrou um total de 94 patentes no Brasil, ou 114% a mais em comparação com o ano de 2017, quando 44 patentes foram registradas por aqui. Em 2018, para efeito de comparação, foram 56 registros (+68%).

Globalmente, os pesquisadores da gigante atingiram 9.262 patentes. Na América Latina, um total de 132 patentes foram registradas em 2019.

De acordo com o Índice Global de Inovação (IGI), elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Brasil está em 66º entre os 129 países que mais inovam. O tempo estimado para uma solicitação de patente, além da complexidade geral, é citado como empecilho entre empreendedores nacionais.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) aponta que cerca de 150 mil pedidos de patentes estão “parados”. Até 2021, o instituto estipula que o número deve ser reduzido em até 80%.

A IBM afirma que segue apostando no desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial, blockchain, nuvem, segurança, internet das coisas e computação quântica.

Sobre as patentes, a companhia destaca sua equipe nacional de pesquisadores que apresentou um projeto para facilitar previsões meteorológicas centradas na população.

Formada por Marco Aurelio Stelmar Netto e Lucas Correia Villa Real, além de colegas de várias disciplinas, a equipe projetou um sistema que pode refinar automaticamente áreas de maior atividade na região, fornecendo uma previsão mais rápida e precisa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.