Elon Musk e CEOs de tecnologia alertam sobre risco da IA em reunião com senadores americanos

O encontro bipartidário reuniu os grandes nomes à frente da Meta, X, Apple, Microsoft e OpenAI para discutir a regulamentação da IA

Author Photo
12:30 pm - 18 de setembro de 2023
Elon Musk xAI, risco da IA, Grok Imagem: Shutterstock

Em uma reunião privada, realizada no Capitólio na semana passada, o bilionário da tecnologia Elon Musk, juntamente com outros magnatas da indústria, alertou os senadores sobre o risco da IA e sua potencial ameaça à civilização. O encontro, que contou com a presença de figuras proeminentes como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Sam Altman, teve como objetivo discutir a regulamentação da IA.

O encontro bipartidário, que reuniu grandes nomes da indústria de tecnologia, como Meta, X, Apple, Microsoft e OpenAI, foi organizado para discutir como os legisladores podem regulamentar a IA. O evento apelidado de AI Insight Forum contou com diversos painelistas, incluindo líderes trabalhistas e de direitos civis. Embora tenha ocorrido de portas fechadas, um senador relatou à NBC News como foi a discussão.

Elon Musk alertou os senadores sobre os perigos representados pela inteligência artificial para governos e sociedades. Musk chamou a atenção para as “consequências graves” de um possível descontrole da IA e defendeu a necessidade de uma abordagem proativa. Ele enfatizou que a questão não se trata apenas de seres humanos contra outros, mas sim de um risco que afeta toda a humanidade.

Leia mais: 7 segredos obscuros da inteligência artificial generativa

“A questão é realmente um risco civilizacional. Não é como (…) um grupo de seres humanos contra outro. É como, ei, isso é algo potencialmente arriscado para todos os seres humanos em todos os lugares”, disse Musk, segundo o senador fonte da NBC.

O termo “risco civilizacional” mencionado por Musk deixou uma forte impressão nos presentes, incluindo a senadora Cynthia Lummis. Segundo o relato, Musk também endossou a ideia de uma nova agência federal para supervisionar a tecnologia.

Responsabilidade governamental do risco da IA

Sam Altman, CEO da OpenAI, destacou o amplo acordo na sala sobre “a necessidade de levar isso a sério e tratá-lo com urgência” e afirmou que todos concordaram que a IA requer liderança governamental.

Em concordância, Chuck Schumer, Senador democrata de Nova York, relatou a repórteres, na quarta-feira após o encontro, que durante a reunião eles de fato alcançaram um entendimento sobre vários pontos, incluindo sobre o papel do governo.

“Perguntei a todos na sala se o governo precisa desempenhar um papel na regulamentação da IA, e cada pessoa levantou a mão, mesmo tendo opiniões diversas”, disse Schumer, segundo a publicação. O Senador enfatizou que esse consenso indica a necessidade de tomar medidas, independentemente dos desafios que o processo possa apresentar.

Mark Zuckerberg, CEO do Meta, optou por não responder diretamente às perguntas dos repórteres após a reunião. No entanto, sua equipe emitiu uma declaração à NBC na qual ele expressou sua concordância com a ideia de que o Congresso deve se envolver na regulamentação da IA. Ele enfatizou que essa tecnologia emergente requer um equilíbrio delicado entre a promoção da inovação e a implementação de medidas de segurança adequadas, segundo a publicação.

Para Zuckerberg é responsabilidade do governo desempenhar um papel significativo nesse processo regulatório.

Já o Senador Josh Hawley expressou ceticismo em relação à reunião, sugerindo que os executivos de tecnologia são partes interessadas e que a moldura do evento estava errada. “Essas pessoas fizeram coisas ruins para o nosso país”, disse.

Além de Musk, Zuckerberg, Gates e Altman, estiveram presentes os CEOs de empresas como Google, IBM, Microsoft, Nvidia e Palantir. Também participaram líderes de organizações trabalhistas, de direitos humanos e do setor de entretenimento, que incluíam figuras notáveis como Elizabeth Shuler, presidente da AFL-CIO; Charles Rivkin, presidente e CEO da Motion Picture Association; Janet Murguía, presidente da UnidosUS; e Maya Wiley, presidente e CEO da Leadership Conference on Civil & Human Rights.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*Com informações na NBC News

Author Photo
Redação

A Redação do IT Forum contempla textos de caráter informativo produzidos pelo time de jornalistas da IT Mídia. 

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.