Ebanx expande operação na África e América Latina

Fintech agora atua em 29 países, com foco em mercados emergentes com forte economia digital

Author Photo
12:02 pm - 26 de setembro de 2023
Imagem: Divulgação

O Ebanx, fintech especializada em pagamentos, anunciou a expansão das suas operações para mais oito países na África. A ampliação se dá pouco tempo depois de a empresa ter iniciado sua operação no mercado africano em setembro de 2022, quando estabeleceu operações na África do Sul, Nigéria e Quênia. Os novos países somados ao ecossistema da fintech são Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, onde o Ebanx vai processar os pagamentos locais para merchants globais da economia digital.

Com a expansão, o Ebanx consolida sua cobertura no continente africano, estendendo sua atuação para 11 países, incluindo a África Setentrional, Ocidental, Oriental e Austral. Além da África, a fintech também anunciou a continuidade da sua expansão pela América Latina e Caribe, com a adição das Bahamas e da Jamaica a seu portfólio, chegando a 17 países latino-americanos, e um total de 29 pelo mundo, com a adição recente de Índia.

“Com essa expansão, reforçamos nosso alcance global e profundidade local, nosso compromisso com os mercados em ascensão e com nossos merchants, e a missão do Ebanx de criar acesso. Através de tecnologia e pagamentos locais, passamos a conectar mais de 1 bilhão de pessoas, de 29 países na África, América Latina e Ásia, três regiões de rápido crescimento digital, às maiores marcas do mundo”, diz Paula Bellizia, presidente de Pagamentos Globais do Ebanx.

Planos estratégicos para a África

O Ebanx tem como foco atender o mercado de pagamentos de países emergentes que possuem também uma forte economia digital. Segundo a empresa, o continente africano apresenta um potencial significativo para o crescimento do comércio digital. Espera-se que a taxa de compradores online na região aumente 10% ao ano até 2027, de acordo com dados da Insider Intelligence – numa população que ultrapassa um bilhão de pessoas. Ao mesmo tempo, apenas 15% dos africanos fizeram uma compra online, de acordo com dados do Banco Mundial, indicando um mercado emergente que está prestes a acelerar.

No continente, o elevado grau de utilização de celulares tem sido a base para a inclusão financeira e para os pagamentos digitais: 83% da população tem uma assinatura mobile, e 75% do tráfego de internet na região é feito através do celular, segundo o Banco Mundial. Uma realidade que impulsiona a adoção de pagamentos digitais: 46% dos adultos africanos já fez pelo menos um pagamento digital, um aumento expressivo em menos de oito anos, quando a penetração era de apenas 23%.

Aliados à infraestrutura de telecomunicações, esses fatores criaram na África a maior penetração de mobile money do mundo: o continente é responsável por quase 70% do volume transacionado globalmente, e por mais de metade dos usuários. Segundo a fintech, no Quênia, por exemplo, quase 70% da população queniana tem uma conta de mobile money.

“Com nossa expansão para 11 mercados na África, o Ebanx consolida sua presença na região, com um mercado de imenso potencial, que está vivendo um crescimento econômico notável e uma crescente penetração de serviços digitais. Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossos serviços e conectando marcas globais e todos os ecossistemas”, afirma Andre Allain, VP de Parcerias Estratégicas e Desenvolvimento de Mercado do Ebanx.

Crescimento na América Central e Caribe

A expansão do Ebanx para as Bahamas e Jamaica complementa o movimento para América Central e Caribe da fintech, que começou em 2021 com Costa Rica, El Salvador, Panamá, Guatemala e República Dominicana, e reflete um momento de consolidação do mercado digital caribenho. Segundo a fintech, o comércio cross-border domina a região, sendo responsável por 80% das vendas online. A proximidade com os Estados Unidos e o histórico fluxo turístico ajudam na familiaridade com marcas globais e, consequentemente, com essa aceleração.

“Olhar para a região da América Central e do Caribe de maneira integrada, considerando todas as suas potências econômicas, e oferecer os métodos de pagamento locais aos quais a população de cada país está acostumada é imprescindível para que merchants globais aproveitem todo o potencial dessa região”, completa Allain.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.