Diversidade: as 10 melhores empresas de tec para pessoas LGBTQIA+ trabalharem

Lista do Instituto Mais Diversidade e da Human Rights Campaign reconhece 10 empresas do setor com notas máximas de inclusão LGBTQIA+

Author Photo
6:01 pm - 31 de maio de 2023
lgbtqia, diversidade, diversidade sexual Foto: Shutterstock

O Instituto Mais Diversidade, a Human Rights Campaign (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ divulgaram nessa quarta (31) a lista das empresas referências da segunda edição da pesquisa Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem. O objetivo do levantamento é avaliar a equidade e a inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho no Brasil.

No setor de tecnologia, 10 empresas obtiveram nota máxima. São elas, em ordem alfabética: Adyen, Cognizant, Flextronics, Intel, Lexmark, Oracle, SAP, Thomson Reuters, Uber Brasil e TE Connectivity Brasil.

Entre todos os setores, 91 empresas preencheram a pesquisa, com 34 obtendo notas entre 0 e 90 pontos e 57 com a pontuação máxima de 100 pontos. Para a classificação, o levantamento leva em consideração quatro pilares: políticas e benefícios inclusivos; apoio a uma cultura inclusiva e melhores práticas baseadas em dados; esforços de treinamento interno e de prestação de contas e compromissos públicos.

Leia também: Como dominar o desafio de contratação de diversidade

“Tivemos 52% de acréscimo no número de empresas certificadas em relação ao ano anterior e isso demonstra a importância da pesquisa em influenciar que cada vez mais organizações se dediquem a aprender e implementar as melhores práticas de inclusão LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho”, pondera João Torres, presidente executivo do Instituto Mais Diversidade. “Enche-nos de orgulho ver que o número de empresas certificadas aumentou substancialmente de uma edição para outra, bem como os indicadores que refletem que os espaços de trabalho estão se tornando locais mais inclusivos.”

Desde 2002, a HRC aplica o Índice de Igualdade de Melhores Lugares para Trabalhar (CEI, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. Em 2016 expandiu a atuação global para apoiar a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na América Latina e atuou em países como México, com o índice Equidad MX, Chile (Equidad CL).

No Brasil, a pesquisa foi aplicada pela primeira vez em 2022. Participaram do levantamento 60 organizações nacionais e multinacionais com atuação no País, com 38 delas sendo reconhecidas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.