Dia do Telefone: o que fazer com aparelhos antigos?

Empresa sugere reciclagem. Somente no ano passado a Coopermiti 8033 aparelhos telefônicos, celulares e centrais telefônicas

Author Photo
7:13 am - 02 de março de 2018

O telefone foi inventado em 1876 e apenas um ano depois já estava instalado no Brasil – D. Pedro II decidiu trazer essa novidade ao solo brasileiro e implementou a primeira linha telefônica do País, ligando o Palácio da Quinta da Boa Vista à residência dos ministros do imperador.

A invenção fez sucesso entre os brasileiros e, em dezembro de 2017, muitos anos após a primeira chamada, o país contava com 40,8 milhões de telefones fixos em serviço e 236,5 milhões celulares, segundo dados da Anatel. Tão presente no cotidiano que recebeu até homenagem – 10 de março é o Dia do Telefone.

Muitos desses equipamentos possuem uma rotatividade muito grande e são substituídos sempre que uma nova tecnologia surge. A conscientização sobre o descarte regular de eletrônicos levou em 2017 8.033 aparelhos telefônicos, celulares e de centrais telefônicas à Coopermiti, cooperativa paulistana especializada na reciclagem de lixo eletrônico. A iniciativa de usuários e empresas gerou 3.442,01 quilos de sucata, que ajudou a manter o trabalho dos cooperados.

No entanto, o número aparelhos descartados irregularmente ou, quando não, guardados no fundo da gaveta ainda supera o número de aparelhos entregues a reciclagem. O maior problema é que diariamente mais aparelhos são vendidos e os antigos, quando descartados na natureza, contaminam o solo e gera um tipo de material que, dificilmente, será decomposto com facilidade.

Para combater a desinformação, a Coopermiti realiza um trabalho de conscientização de jovens e adultos através de palestras e visitas guiadas. Os cooperados ainda mantém um Museu Itinerante de Eletrônicos Antigos – inclusive muitos telefones de disco e outros modelos que fizeram parte da infância de muitas pessoas, mas que hoje viraram relíquias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.