Desbloqueio de iPhone pode pôr vidas em risco, diz Nações Unidas

Author Photo
5:31 pm - 04 de março de 2016
Desbloqueio de iPhone pode pôr vidas em risco
A batalha entre a Apple e o FBI sobre o desbloqueio do iPhone de suspeitos do ataque em San Bernardino pode trazer sérias complicações – muito além da simples criação de backdoors. De acordo com o comissário da ONU para os direitos humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, ao solicitar o desbloqueio de um único aparelho, as autoridades “arriscam abrir a Caixa de Pandora, que pode trazer sérias implicações para os direitos humanos de milhões de pessoas, incluindo segurança física e financeira”, disse o executivo durante uma audiência realizada nesta sexta-feira (4/3).
O comissário ressaltou também que acredita que o caso vai muito além do que apenas chegar a uma conclusão. É preciso olhar para os impactos futuros que o resultado dessa disputa pode trazer em uma visão mais abrangente. “Isso não é apenas um caso isolado sobre uma empresa de TI em um país: [o caso] levará a ramificações tremendas no futuro da segurança de indivíduos no mundo digital, o qual está cada vez mais entrelaçado com o mundo real em que vivemos”, observou.
Al Hussein afirma que a vitória contrária às vontades da Apple abre precedentes que impossibilitam a empresa de Cupertino e qualquer outra companhia de TI de oferecer uma salvaguarda a seus usuários – e uma “benção” para regimes autoritários e cibercriminosos. 
Ele argumenta, ainda, que a criptografia e o anonimato são essenciais à liberdade de expressão e opinião, e ao direito à privacidade. “Não é fantasioso e muito menos exagero dizer que, sem ferramentas de criptografia, vidas podem estar em perigo. No pior dos casos, a habilidade de um governo para invadir telefones de seus cidadãos pode levar à perseguição de pessoas que estão simplesmente exercendo seus direitos humanos fundamentais”, encerra.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.