Creditas contrata consultoria para escolha de ERP robusto

Fintech contou com a ajuda da Lozinsky para mapear todos os processos e escolher melhor fornecedor

Author Photo
10:00 am - 22 de novembro de 2022
ERP Foto: Shuterstock

A Creditas tinha necessidade de um ERP robusto, que organizasse seu back office, em especial nos aspectos tributário e fiscal. Segundo Eduardo Xavier, Head of Procurement da Creditas, a empresa contava com profissionais que haviam participado de uma seleção de ERP, e buscou ainda mais experiência e expertise por meio de apoio consultivo externo para que, além destes atributos, aportasse senioridade na tarefa. Por meio de um benchmarking, chegaram à Lozinsky Consultoria.

De acordo com ele, o método da Lozinsky não segue um padrão pré-estabelecido. Apesar de ter templates e frameworks para esse tipo de trabalho, a estratégia envolve um entendimento da cadeia de valor do negócio do cliente, end to end, de modo a compreender como os processos e metas serão atingidos por uma solução nova.

“Existe uma série de questões complexas nesse mapeamento de ponta a ponta. Um processo Req2Pay, por exemplo, envolve requisição de compras, geração de pedido de compra, configuração e estruturação fiscal, recebimento da nota, pagamento entre outros. Todas essas instâncias têm que ser testadas quando se vai implementar uma solução, para ver se é válida e se atende integralmente a necessidade do negócio. Por isso, esse é um dos processos mais nevrálgicos e importantes do nosso trabalho”, explica Enéas Rodrigues, sócio-consultor da Lozinsky Consultoria.

O primeiro passo nessa jornada de seleção de software foi montar uma equipe de consultores seniores para trazer modelos e experiências de outros projetos recentes, analisar os cases e encontrar correspondências que fizessem sentido para o cliente em questão. Nessa tarefa, a Lozinsky é auxiliada pela sua ampla experiência, que abrange praticamente todos os grandes segmentos de negócio, como saúde, indústria, serviços, varejo, energia e mineração.

O segundo momento foi uma análise do quanto o software selecionado vai atender com eficácia os processos do escopo, avaliando também sua possível interferência em outros processos que, mesmo fora do escopo original, podem ser impactados. Durante essa etapa, surgiram as necessidades de integração. “Nesse tipo de projeto, é preciso olhar para o panorama à luz do software a ser escolhido. Isso é fundamental, pois um dos maiores objetivos do trabalho de seleção é evitar customização excessiva e adaptações sistêmicas aos processos. O que se busca é fazer a revisão do processo todo com olhar para as boas práticas do negócio, de modo a dimensionar o quanto a solução pode ser aderente a ele sem muitas customizações”, explica Enéas.

Concluída essa avaliação, a Lozinsky indicou as empresas que poderiam dar conta dos desafios apresentados, contemplando não apenas o ERP, mas também soluções fiscais complementares e de gestão financeira avançada. A escolha se afunilou até chegar a uma lista com três proponentes, que tiveram que responder mais detalhadamente e de forma técnica como a solução atenderia aos requisitos e como ela seria implementada. Dessa lista, foram extraídos dois finalistas, que tiveram suas propostas discutidas junto à Creditas.

Para o executivo da Creditas, a adoção da plataforma de ERP selecionada vai atender muito melhor as demandas do business da Creditas. “Como inovamos muito em nosso negócio, temos uma velocidade de mudança muito dinâmica. Por isso, optamos por elevar o nível de maturidade dos processos e trazer maior automação. Vimos que isso era necessário para estabelecer um crescimento sustentável, e esse projeto está atendendo esse propósito.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.