Copagaz garante eficiência e reduz custos operacionais ao adotar ERP

Companhia também conquistou melhorias em alguns processos que até então eram manuais

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11:00 am - 02 de março de 2018

Motivada pela transformação digital, a Copagaz, quinta maior distribuidora de gás de cozinha (GLP) do Brasil, decidiu, em 2015, substituir seu sistema legado por uma nova plataforma de negócios. A escolha foi implementar um software de gestão da SAP, que tem consumido algo entre 15% e 20% de um investimento total de R$ 41 milhões feito pela companhia em novos projetos de TI.

“Tínhamos uma solução desenvolvida internamente, mas que já estava defasada tecnologicamente. Por esse motivo, não queríamos correr o risco de o sistema não suportar a demanda de crescimento da empresa”, conta Reinaldo Melero, gerente de TI da Copagaz. Depois de fechar 2016 com faturamento de R$ 1,8 bilhão, a Copagaz projeta encerrar 2017 com ganhos de R$ 2 bilhões.

A implementação do ERP foi pensada com o objetivo de prover mais eficiência, segurança e rapidez no acesso às informações – em tempo real -, possibilitando agilidade na tomada de decisão. Segundo Caio Turqueto, vice-presidente da Copagaz, todas as áreas de negócios da empresa se alinharam à TI nesse projeto.

“Finanças, Operações, Administrativa, Logística, Comercial, Jurídico, Controladoria e Marketing se alinharam e foram apoiadas por consultorias externas que se encarregaram da implantação, gerenciamento de conflitos, gestão de agendas e todas as atividades de apoio e qualidade”, pontua.

Além da troca do software, a Copagaz integrou o SAP ao Implico, uma plataforma de gestão logística, que permite a integração total dos controles contábeis, físicos, gerenciais e operacionais da distribuidora. Por meio dele, a Copagaz tem o controle online e em tempo real da sua frota de distribuição, entrega e posicionamento da disponibilidade de produto.

Resultados

Apesar de adotar a nova tecnologia em junho deste ano, a Copagaz já pode quantificar resultados positivos nos negócios. De acordo com Merelo, as mudanças já surtiram efeitos na questão orçamentária da empresa. “No orçamento da companhia do ano de 2016 ficamos 3% abaixo do índice inflacionário dos nossos custos operacionais. Tivemos também melhorias em alguns processos que até então eram manuais”, declara.

A companhia também obteve melhora no grau de eficiência da operação, em áreas como gestão e controles de estoques, logística e distribuição, aliados à questão da segurança dos processos, nas residências e indústrias que atende em todo o país. “A adoção do ERP vai ao encontro de nosso objetivo de sermos mais eficientes com menores custos e melhores práticas”, complementa Turqueto.

Demais ferramentas

Além do software da SAP, foram implementadas outras ferramentas de produtividade como o Umove-me, plataforma operada em tablet, que garante melhor gestão de comercialização, custos e operações do contingente de consultores comerciais da Copagaz. Ele é fundamental para a monitoramento de prospecção de novos negócios e a manutenção da carteira de clientes.

Já o Copa Mobile é um aplicativo destinado ao setor empresarial e comercial, na gestão de venda de produto a granel e outras embalagens. Seu objetivo é garantir interatividade nas vendas via tablet com entregadores, que poderão realizar todas as operações de venda de forma integrada às demais ferramentas como SAP e Implico, gerando eficiência de controles e operação.

Por fim e em fase piloto para clientes, o App Vendas foi projetado para o consumidor residencial de P13 (botijões de 13 kg). O app propicia uma interatividade de controle operacional pela revenda, buscando otimizar custos e gerir sua frota própria. A novidade deve ser disponibilizada até o fim do ano.

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