TIC responde por até 4% das emissões globais de CO2

Pandemia fez uso de dados subir 60% em 2021. Se ritmo continuar, TICs podem chegar a 14% das emissões globais de gás carbônico até 2040

Author Photo
9:15 am - 01 de novembro de 2021
CO2, emissões, gás carbônico, efeito estufa Imagem: Shutterstock

A indústria de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é responsável por entre 3% e 4% das emissões globais de CO2, duas vezes mais que o setor de aviação. As operadoras de telecomunicações impulsionam esse resultado, respondendo por quase metade das emissões – 1,6% do total global – principalmente pelo aumento da demanda por conectividade causados pelo isolamento social e o teletrabalho na pandemia.

Os dados fazem parte de um relatório do Boston Consulting Group (BCG), que prevê que até 2021 o uso de dados globalmente vai crescer 60%, levando os data centers a consumirem 8% da eletricidade gerada no mundo até 2030. São números significantes no desenrolar da 26ª Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP26, que começou no domingo (31).

Nesse ritmo, as TICs devem chegar a ser responsáveis por 14% do CO2 emitido globalmente até 2040.

Leia também: Às vésperas da COP 26, TI pode reduzir emissões por empresas em até 35%

“Para reverter o cenário, medidas significativas precisam ser tomadas, como a adoção de padrões maiores de sustentabilidade para a empresa e seus fornecedores, políticas compartilhadas para rastrear os impactos ambientais, uso de energias renováveis e melhoria da eficiência energética dos produtos”, diz Nuno Gomes, diretor executivo e sócio do BCG Brasil, líder da prática de Tecnologia, Mídia & Telecomunicações.

O BCG estima que, com essas medidas, as empresas de TIC podem reduzir 15% das emissões globais até 2030 – mais de um terço do necessário para cumprir metas globais de sustentabilidade. Isso significa 12,1 giga toneladas de CO2 deixando de ser lançados no meio ambiente e economia de US$ 6,5 trilhões.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.