Computador do Google vence partida de jogo chinês Go

Author Photo
10:38 am - 16 de março de 2016
Computador do Google vence partida de jogo chinês Go
Não é a toa que Lee Sedol, vice-campeão mundial de Go, tem esse título. Depois de perder algumas partidas contra o computador da DeepMind, o jogador conseguiu vencer a máquina.
Para quem não se lembra, a DeepMind é uma empresa adquirida pelo Google e que tem como uma dos principais metas criar um software que seja mais poderoso que cérebro humano? Eles estão cada vez mais próximos de seu objetivo. 
O seu computador é equipado com inteligência artificial e utiliza algoritmos para “aprendizagem de máquina de uso geral”, ou seja, ele não só aprende coisas novas com o passar do tempo, mas também consegue se autoensinar.
Recentemente, a companhia entrou em um torneio de Go, um jogo estratégico chinês bem antigo e que tem como premissa o uso da intuição para ganhar – e não da matemática pura, como outros games do tipo, como o cubo de Rubik ou xadrez. Com o algoritmo Alpha-Go,
O computador já havia vencido o atual tricampeão europeu de Go, Fan Hui, por 5 a 0 em um torneio-teste do jogo, antes de encarar Lee Sedol em março. 
Na coletiva de imprensa pós-torneio, Lee foi ovacionado pelos presentes. Ele já havia demonstrado que estava confiante em outras entrevistas, mas provavelmente esperava que o placar tivesse sido o oposto do que foi: 1-4 para AlphaGo. Apesar disso, ele também mostrou que a competição foi ainda mais interessante.
“Ele [o computador] me fez questionar a criatividade humana. Quando vi os movimentos de AlphaGo, me perguntava se os que eu conhecia eram certos”, disse Lee durante a coletiva. “Seu estilo era diferente, e foi uma experiência tão incomum que levei um tempo para me ajustar.”
Hassabis também se pronunciou sobre o torneio, afirmando que Lee expôs uma porção de fraquezas do AlphaGo que ele posteriormente tentará endereçar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.