Como o Management 3.0 transforma a rotina de uma empresa de tecnologia

O que é esse tal de Management 3.0?

Author Photo
8:42 pm - 26 de novembro de 2019

Management 3.0 é uma metodologia ágil que utiliza de jogos na gestão de pessoas em uma organização. É modelo de aplicar conceitos importantíssimos de maneira leve e lúdica.

Quando fiz um Workshop, em março deste ano, não fazia a menor ideia de como a gestão de pessoas tinha avançado e se tornado um ramo interessantíssimo! Hoje em dia o colaborador não é mais visto apenas como uma peça dentro de uma engrenagem, que pode ser substituída a qualquer momento, é visto como parte da organização, e a sua felicidade, qualidade de vida e desenvolvimento estão diretamente ligados à organização. Que massa!

Aplicação da metodologia no dia-a-dia

Essa metodologia é composta por diversas técnicas, cada uma com um objetivo específico que se complementam na gestão organizacional. Um exemplo disso é o uso das Kudo Kards.

Kudo Kards é um sistema de recompensas que funciona por meio de cartas de diversos temas, onde uma pessoa pode recompensar a outra, seja com parabenizações, agradecimentos ou feedbacks positivos.

Após várias análises e estudos, foi possível perceber que o dinheiro não é o fator mais motivador para o colaborador (como foi, também, analisado na chamada Teoria dos dois fatores de Herzberg). A recompensa por meio de ganhos monetários serve apenas para evitar a insatisfação ou para motivar a fazer uma tarefa que ninguém quer. E foi por causa desses fatores que os Kudo Kards foram criados.

Essa ação permite com que a pessoa se sinta valorizada e feliz por fazer parte de um ambiente que a(o) reconhece. Eles podem ser assinados ou anônimos, e entregues em público ou privadamente. Mas o legal é, quando você tem um time, colar todos os kudos na parede para que os colaboradores nunca se esqueçam dos elogios e se motivem para ganhar mais.

Estudos e práticas de gestão de pessoas realmente fazem a diferença?

Antes de fazer o Workshop, admito que fiquei um pouco apreensiva, pois achava que só seriam ensinadas coisas teóricas que apesar de não serem difíceis de aplicarem, são muito complexas, e não foi nada disso! O que foi ensinado foram coisas super básicas e que possuem um impacto gigantesco na gestão de um time. Amei. Que sensacional.

Em seu livro “Management 3.0” o autor Jurgen Appelo fala sobre como empoderar os times é importante dentro de uma organização. É óbvio que ser um líder que só manda os outros fazerem é muito mais fácil, entretanto, ao fazer isso, é criado uma dívida motivacional pois as pessoas não querem ser mandadas, elas querem ser perguntadas sobre o que gostariam de fazer, qual a melhor forma de fazer e como fazer de igual para igual.

Quando as pessoas não concordam em fazer alguma tarefa, não existe comprometimento. E sem comprometimento você tem um problema motivacional.

Jurgen fala também dos tipos de liderança, ele diz que odiava gerenciar as pessoas e por isso aparecia de vez em quando, apontava alguns erros, apresentava diretrizes e deixava com que os programadores criassem suas próprias soluções aos problemas apresentados. Enquanto outro gerente de projetos adorava estar em controle de tudo e todos (8 ou 80). Empoderar é diferente de delegar.

Além desses pensamentos, existem diversos outros que giram em torno das “seis visões do Management 3.0, que são:

  • Energizar pessoas;
  • Empoderar Times;
  • Alinhar Restrições;
  • Desenvolver Competências;
  • Crescer a Estrutura;
  • Melhorar Tudo.

Por fim, os aprendizados da metodologia Management 3.0 agregam muito às empresas que desejam se destacar nessa nova realidade onde a valorização das pessoas é cada vez mais importante em um cenário de transformação digital.

*Por Luana Meger Cappellazzo, Analista Comercial Trainee na DB1 Global Software. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.