Combatendo a ignorância digital

CIOs: Se sua equipe de liderança está perguntando sobre sua estratégia de nuvem ou 5G, você tem algumas explicações a fazer

Author Photo
11:22 am - 04 de abril de 2022

As pessoas que estudam a criação de valor tecnológico discutem incessantemente qual termo técnico é menos esclarecedor e mais cansativo. Será a transformação digital (a frase que lançou mil consultorias e tantas estratégias fracassadas)? É computação em nuvem? É o 5G ridiculamente exagerado e inexplicavelmente pouco explicado? Ou é o metaverso recentemente cunhado?

Meu ponto aqui não é zombar dos termos tecnológicos mais badalados de hoje, mas apontar que a linguagem, as conversas que se seguiram e a base de conhecimento geral sobre a migração mais importante da história da humanidade (ou seja, o caminho para o domínio digital) são universalmente percebida como sendo menos do que satisfatória.

É hora dos CIOs retomarem a narrativa e falarem a verdade sobre o difícil caminho entre onde estamos hoje e onde queremos estar. É hora de erradicar a ignorância digital onde quer que ela resida na empresa.

Uma coleção de táticas não faz uma estratégia

Transformação digital, computação em nuvem, 5G, metaverso… não são estratégias. Uma estratégia tem pelo menos esses três componentes: um ponto final, um plano ou conjunto de táticas projetado para atingir esse ponto final e um cronograma.

Uma estratégia para alcançar o domínio digital não está presente na grande maioria das organizações no mundo hoje. Michael Schrage, Professor Visitante da MIT Sloan Initiative on the Digital Economy e autor de ‘The Innovator’s Hypothesis: How Cheap Experiments Are Worth More Than Good Ideas’, falando na sessão MITSMR Connections em 9 de fevereiro de 2022, lamentou: Eu não acho que temos estratégias. Acho que temos um conjunto de táticas. Nós os agregamos e chamamos isso de estratégia”.

O fato é que a estratégia digital em muitas organizações se assemelha a um Roomba [aspirador robô] – um dispositivo de perspectiva limitada esbarrando em microtarefas enquanto vaga sem rumo pelo ambiente. A estratégia começa com o conhecimento.

Cabeças nas nuvens

A computação em nuvem oferece um excelente exemplo de ignorância digital difundida e raramente reconhecida – começando com o fato básico de que “nuvem” não é uma coisa nova. Em ‘A Prehistory of the Cloud’, Tung-Hui Hu, Professor Associado de Inglês na Universidade de Michigan, sugere que o conceito de nuvem apareceu pela primeira vez em um projeto de 1922 para prever o tempo usando uma grade de computadores (ou seja, matemáticos humanos) conectados via telégrafo.

Além de não ser nova, a nuvem, eficientemente definida por Hu como “um sistema de redes que reúne poder computacional”, não é um negócio feito. Embora a nuvem possa parecer uma notícia antiga para observadores casuais, pesquisas feitas no Goldman Sachs mostram que menos de um quarto dos fluxos de trabalho de grandes empresas estão na nuvem até agora.

Embora quase todos os executivos tenham ouvido falar de computação em nuvem, poucos entendem as possibilidades estratégicas e as realidades operacionais associadas ao conceito. Simplificando, há muito pensamento errado sobre computação em nuvem.

Para começar, a nuvem requer um gerenciamento financeiro sofisticado. Larry Scott, um veterano de seis anos da Amazon Web Services que trabalha como líder de área na equipe das Américas, está convencido de que gerenciar as finanças de TI associadas a várias configurações de nuvem requer uma reformulação fundamental de comportamentos e técnicas.

Vince Kellen, CIO da Universidade da Califórnia, em San Diego, concorda que o gerenciamento adequado da computação em nuvem está fora do conjunto de habilidades dos profissionais de TI tradicionais. Ele culpa a história por tal ignorância: “No passado, éramos compradores de SKU em TI. Nós comprávamos caixas”. Kellen diz que ele e sua equipe de classe mundial “fizeram nossa própria análise e descobriram que há pelo menos 30%-45% de gastos excessivos na nuvem para a maioria das corporações”. Dado que cerca de US$ 1,3 trilhão de dólares estão sendo gastos atualmente em nuvem com taxas de crescimento anuais estimadas na faixa de 25% a 30%, é seguro dizer que há um enorme valor na otimização dos gastos na nuvem.

Outro grande equívoco da nuvem existe em torno do risco e da segurança de TI. “A nuvem não elimina o risco”, explica Vincent A Campitelli II, que gerenciou programas de risco de TI na McKesson, Wachovia Bank e Goldman Sachs e atualmente é contratado como consultor do Gabinete do Presidente da Cloud Security Alliance (CSA). Em 2019, a Capital One Financial Corp. teve > 100 milhões de registros de clientes roubados que foram armazenados na nuvem. Mover fluxos de trabalho para a nuvem NÃO É um plano de recuperação de desastres/continuidade de negócios. E o uso de nuvem de hoje é frequentemente fragmentado em várias plataformas de nuvem, levando a configurações incorretas, que por sua vez levam a violações da nuvem.

Seu plano de ação de 3 pontos:

– Estratégias de tecnologia de-tech. Lembre-se, a tecnologia não é o ponto final; a tecnologia muda o que é alcançável. Articule novos objetivos/resultados de negócios que reflitam a fronteira de possibilidade expandida por tecnologia emergente.
– Tome as finanças da nuvem em mãos. Comece a jornada para criar/acessar recursos sofisticados de gerenciamento financeiro em nuvem. Segundo Scott, da Amazon, essa jornada não deve demorar mais de seis meses.
– Comunique-se. Torne explícito o que os executivos sabem e precisam saber sobre as tecnologias fundamentais do futuro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.