Com novo comando, NetApp Brasil quer dobrar receita em três anos

Marcio Kanamaru acelera ritmo da empresa com a meta de ser maior fornecedor de gestão de dados em solo nacional

Author Photo
11:13 am - 21 de dezembro de 2017

Com passagens por grandes empresas de tecnologia, como Dell, e mais recentemente à frente da operação da McAfee no Brasil, Marcio Kanamaru completou dois meses no comando da NetApp Brasil. Apesar do pouco tempo de casa, o executivo já traçou metas ambiciosas para sua gestão. Sua ideia é dobrar a receita, não revelada, da companhia em solo nacional em três anos.

“A NetApp é um gigante adormecido. Temos todas as credenciais para ser a maior empresa de gestão de dados no País. Assim, meu plano de expansão é agressivo, mas exequível”, afirmou em conversa exclusiva com o IT Forum 365.

Com sua chegada, Kanamaru quer dar um novo ritmo à empresa, focando na diversificação da atuação para diferentes segmentos-alvo, como varejo, saúde e educação, setores que estão em plena transformação e irão balizar o crescimento da companhia.

Faz parte ainda dos planos da organização a expansão da rede de canais. Segundo o executivo, hoje, a NetApp conta com 60 parceiros nacionais, sendo que grande parte da receita vem de 10% a 15% deles. “Vamos diversificar o ecossistema e ampliar para outras regiões. A Região Sul, por exemplo, é pouco explorada, além do Nordeste”, conta. “Vamos turbinar onde temos presença e arrebatar clientes da concorrência”, garante.

Ele ressalta que a NetApp desembarcou no Brasil há 17 anos e nesse tempo está claro o comprometimento de longo prazo com a operação nacional. Tanto é que a companhia estuda a possibilidade, em futuro próximo, de montar uma fábrica local, garantir mais competitividade e redução de custos para seus clientes.

Diferencial tecnológico

Kanamaru relata que um trunfo da empresa é seu diferencial tecnológico, algo reconhecido, inclusive, pelos clientes da NetApp. “Eles se impressionam com nossa qualidade, o fato de sermos verdadeiramente interoperáveis e rodar na nuvem”, diz. O executivo cita a Amazon Web Services (AWS) e a Azure, da Microsoft, como nuvens que se integram às soluções da NetApp de forma natural. “Somos flexíveis”, assegura.

Demanda por inovação

O presidente da NetApp Brasil indica que há forte demanda por inovação e experimentação por parte das empresas. Nesse contexto, a agilidade faz a diferença, bandeira empunhada pelas tecnologias da fabricante, aponta. “Na era atual, quem não tiver agilidade está fadado ao fracasso.”

E falando sobre inovação, o tema está no DNA da companhia, afirma ele. “De olho no futuro, vemos oportunidades em computação quântica e vamos incluir a novidade em nossos produtos”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.