Com nova tecnologia de tela, Intel promete que baterias de notebooks durem até 28 horas

Low Power Display Technology é o nome da tecnologia que permite baixo consumo

Author Photo
10:26 am - 06 de junho de 2018

A duração da bateria sempre foi um grande problema em portáteis como celulares e notebooks. Laptops incrivelmente poderosos perdem valor se não durarem um dia de trabalho. Mas a Intel está trabalhando em uma solução.

Na Computex 2018, a empresa lançou uma nova tecnologia de baixo consumo de energia — uma combinação de um display LCD especial e gerenciamento de energia inteligente. Segundo a fabricante, permitirá que um notebook simples funcione por até 28 horas com uma única carga.

A tela de demonstração de 13 polegadas é projetada pela Sharp/Innolux e consome apenas 1 Watt de energia; metade do que uma tela de laptop semelhante usaria. A tecnologia pode aumentar a duração da bateria em quatro a oito horas, dependendo do uso. Os ultraportáteis atuais chegam a cerca de 20 horas de duração da bateria para reprodução de vídeo local, o que pode significar um dia a vida útil da bateria de 28 horas nesses laptops.

A Intel adaptou um Dell XPS 13 com a nova tecnologia de tela e aumentou a vida útil da bateria das 20 horas da Dell para mais de 25 horas e 14 minutos sem afetar o desempenho — enquanto um protótipo do dispositivo Intel gerenciou as 28 horas completas. A empresa prevê de 4 a 8 horas de reprodução de arquivos de vídeo local a mais com a adoção da tecnologia.

Vale notar que, quando a Intel disser “28 horas”, não estamos falando de uso pesado. O próprio XPS 13, da Dell, promete 20 horas com uma única carga, mas reviews tem mostrado apenas 12 horas de reprodução de vídeo por streaming com uso pesado da máquina e telas originais com mais brilho.

De acordo com o portal CNET, a Intel também diz que sua jornada de 28 horas no protótipo foi atingida com a tela configurada para 150 nits de brilho (bem mais fraca do que você pode estar acostumado a usar na sua rotina) e usando fones de ouvido em vez de alto-falantes. Uma limitação bem grande.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.