Com ciberataque e indústria em desaceleração, Sony Pictures terá queda de 12% na receita

Author Photo
1:36 pm - 05 de fevereiro de 2015
Com ciberataque e indústria em desaceleração
Depois de meses de atraso, a Sony divulgou ontem (5/2) seus resultados financeiros, com receita duas vezes superior à expectativa de analistas do mercado e redução de perdas para o ano.

Sobre os ataques recentes à Sony Pictures, a Sony afirmou que gastou US$ 15 milhões no trimestre que terminou em 31 de dezembro com investigação e remediações ao acontecimento. A companhia disse que a receita para a divisão deverá cair 12% em comparação com o ano anterior, principalmente devido a uma diminuição das vendas para a produção de cinema e televisão.

Mas nem todas as notícias foram positivas. A Sony disse que vai demitir 2,1 mil funcionários em sua unidade de comunicações móveis até 31 de março deste ano. 

Apesar dos cortes de posições de trabalho na área móvel, as vendas da unidade aumentaram 29% em comparação com o ano anterior. O resultado foi atribuído ao aumento das vendas de smartphones e uma “melhoria no mix de produtos”, disse a companhia. A receita da Sony também foi impulsionada por um aumento nas vendas de consoles de jogos para o PlayStation e sensores de imagem da Sony usados em câmeras de smartphones.

Embora a divisão de celulares da Sony tenha sido a mais rentável em 2013, foi impactada pelo aumento da concorrência de rivais asiáticos. Na China, empresas como Xiaomi e Huawei têm tido sucesso na venda de aparelhos mais baratos, enquanto na Índia, smartphones feitos pela Micromax têm vendido bem.

Samsung e Apple provaram ser concorrentes difíceis para o Xperia Z3 smartphone da Sony, que foi lançado de forma quase que simultânea com o iPhone 6.

Como resultado, a Sony informou que espera uma perda líquida para o exercício que vai acabar em 31 de março, encolhendo 170 bilhões de ienes, ou cerca de US$ 1,45 bilhão, em comparação com a projeção de outubro de perda 230 bilhões de ienes.

Para o trimestre que terminou em dezembro, a Sony disse que o lucro líquido mais do que dobrou em relação ao ano anterior, somando 89 bilhões de ienes. O número ficou bem acima da estimativa de 37,5 bilhões de ienes esperados por analistas da Thomson Reuters.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.