Com C/4Hana, SAP quer ajudar empresas a focar no cliente

Solução será tema do SAP Forum, realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo

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3:50 pm - 10 de setembro de 2018

Já algum tempo, a SAP adotou a simplificação como sua bandeira. E depois de tantas aquisições nos últimos anos, como a hybris, que oferece soluções para e-commerce, a SAP decidiu condensar seu portfólio em algumas marcas. Foi assim com o S/4 Hana, que agregou seu ERP, e mais recentemente com o C/4Hana, que inclui solução para marketing, e-commerce, dados de clientes, vendas e serviços.

“Trata-se quarta geração de CRM”, sentenciou Jaime Muller, COO da SAP Brasil, em coletiva de imprensa em São Paulo. Segundo ele, o C/4Hana surgiu da necessidade de tornar a força de vendas mais eficiente, ao mesmo tempo em que possibilita foco no cliente. “Ele é composto por dois elementos-chave: relacionamento e confiança, itens que clientes buscam ao se conectar com a marca”, contou.

Segundo ele, um dos diferenciais da família é a conexão da solução com o core digital do S/4Hana. “Isso impacta na satisfação do cliente”, reforçou. Isso não significa, no entanto, que as empresas não podem conectar as soluções com outros ERPs, de outros fabricantes, garantiu o executivo.

A montadora Renault e a atacadista Makro usaram itens do C/4Hana e registraram benefícios, revelou o executivo. No caso da Renault, a inovação veio por meio do lançamento do KWID, que a montadora categoriza como um SVU compacto.

Muller contou que a empresa criou o K-Commerce, plataforma para facilitar o processo de compra do automóvel no País. A tecnologia por trás desse e-commerce foi criada em 44 dias, com base em SAP. Por meio da plataforma, o comprador pode personalizar o veículo, escolher qual versão gostaria de adquirir, avaliar o carro usado na hora da negociação por meio do aplicativo Auto Avaliar e decidir qual o local de retirada do automóvel.

Já o Makro, que desde 1972 opera no Brasil com cerca de 90 lojas, precisava se reposicionar no mercado, entender o atacarejo e a demanda no Brasil. “Foi feito um trabalho de coleta de dados e depois de criação de modelos de propensão. Hoje, esse é um projeto em evolução. O passo um foi melhorar a performance de estratégia de marketing e agora trabalhamos para suportar a força de vendas e lojas”, comentou o executivo.

Segundo a empresa, esses e outros casos, bem como mais sobre a tecnologia C/4Hana serão temas principais do SAP Forum, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo. O encontro deverá reunir 12 mil pessoas, se consolidando como o maior evento da empresa depois do Sapphire, realizado em junho, em Orlando.

Implementação big bang?

Foi-se o tempo que as empresas direcionavam seus esforços para adoções de tecnologias no formato big bang e consumiam anos nessa jornada. Hoje, com a premissas de proteger os investimentos e obter rápido retorno sobre o investimento (ROI), a frase da vez é a adoção por partes. “Vemos que muitos clientes, como Carrefour, estão apostando nessa abordagem e tem dado resultado”, afirmou Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

A executiva lembrou que a SAP está presente no Brasil há 23 anos, somando 11 mil clientes locais. Naturalmente, uma parte desse montante roda em versões anteriores dos softwares da empresa. Contudo, muitos estão apostando por migrar aos poucos, mas já adotando tecnologias disruptivas. “É uma jornada. Não precisa esperar migrar o ERP para fazer uso das novas tecnologias. A ideia é que o cliente saia do legado e vá para plataformas novas, como o Leonardo”, disse, citando a solução de inteligência artificial da SAP.

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