Código de barras, que completa 50 anos, passará por atualização

Código 2D é considerado uma evolução do código de barras. Tecnologia promete maior eficiência para cadeia de suprimentos

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9:52 pm - 04 de abril de 2023
código de barras Imagem: Shutterstock

Os código de barras até podem parecer iguais uns aos outros à primeira vista. No entanto, cada código é único e consegue identificar um produto de forma exclusiva e carregar diversas informações ao longo da cadeia de suprimentos – uma relação que transformou para sempre o varejo. Neste ano, em que o código de barra completa 50 anos, a tecnologia passará por uma importante atualização.

Segundo a Associação Brasileira de Automação-GS1, desde a sua criação em 1973, o código foi utilizado em mais de 1 bilhão de produtos que são lidos em checkouts no mundo todo. A entidade sem fins lucrativos representa a GS1 Global, esta  é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos.

Agora uma nova versão do código de barras está em curso e promete mais agilidade e economia para as empresas, além de trazer mais informações para os consumidores. A nova geração de código bidimensional 2D terá mais capacidade de fornecer dados confiáveis e precisos a consumidores, empresas e agências reguladoras, segundo a GS1-Brasil. Na área da saúde, a atualização proporcionará mais segurança a profissionais e pacientes.

O código 2D pode contar a “história” de um produto: de onde vem, dados nutricionais, composição, rastreabilidade, entre outras informações.

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Para João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “a transição para a nova geração de códigos de barras, o chamado código 2D, vai favorecer a cadeia de suprimentos com mais agilidade, eficiência, economia e rastreabilidade”.

Novo código de barras

A atualização é parte de um movimento global, que teve início no fim de 2020, quando a GS1 iniciou o processo de transição dos códigos tradicionais para o bidimensional, num trabalho conjunto com os principais players do setor de varejo. Mais de 20 países – incluindo China, EUA, Austrália e Brasil – já iniciaram pilotos de sucesso.

“Nós vivenciamos cinquenta anos em que o código de barras transformou a maneira como compramos e vendemos. Diante das exigências dos consumidores que buscam por informações cada vez detalhadas e seguras dos produtos, o Código 2D tornará mais fácil obter esses dados e interagir com as marcas”, afirma Oliveira. “Além disso, dados mais precisos disponibilizados na cadeia de suprimentos nos dão a possibilidade de decisões mais inteligentes e eficientes.”

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