CMOs apostam em IA generativa como vantagem competitiva, diz BCG

Maioria dos líderes de marketing já adotou IA generativa. Tecnologia é usada para geração de insights e criação de conteúdo

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9:10 am - 15 de agosto de 2023
ia generativa, GenAI Imagem: Shutterstock

A inteligência artificial generativa – ou apenas IA generativa – está trazendo resultados positivos para as áreas de marketing das organizações. Ao menos é o que indica um relatório do Boston Consultng Group (BCG) divulgado essa semana e que mostra que a maioria dos CMOs (93%) diz perceber melhorias positivas ou muito positivas na forma como organizam trabalhos.

Mais de 90% relataram um impacto positivo ou muito positivo em relação à produtividade. A análise contou com uma pesquisa com mais de 200 CMOs, de diversos setores, na Ásia, Europa e América do Norte.

De acordo com o estudo, a maioria dos CMOs vê a IA generativa como forma de criar vantagem competitiva. Quando solicitados a selecionar as palavras que melhor descrevem seus sentimentos sobre a tecnologia, os entrevistados escolheram otimismo (74%), confiança (71%) e curiosidade (63%). Apenas 35% selecionaram a palavra preocupação e 11% selecionaram ansiedade.

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O estudo também identificou que a maioria (70%) dos CMOs já implementou a GenAI em suas organizações para solucionar diversos desafios de marketing e outros 19% afirmaram que já estão testando as ferramentas. Dois terços (67%) dos respondentes comentaram que o maior foco de uso da IA generativa é a personalização, seguida por geração de insights (51%) e criação de conteúdo (49%).

Na visão dos executivos ouvidos pela consultoria, a tecnologia pode tornar uma série de tarefas operacionais mais rápidas, menos arriscadas e mais eficientes. Além disso, a GenAI pode reduzir o tempo em que os funcionários gastam em processos demorados, liberando-os para que dediquem mais tempo a funções em que seu pensamento crítico é imprescindível.

Segundo o BCG, os CMOs também estão atentos a questões como regulamentação da IA, com 81% dos entrevistados acreditando que a regulamentação da GenAI é necessária e 77% afirmando que suas empresas estarão sujeitas a regulamentações nos próximos dois anos.

Quase todos os executivos relataram que suas organizações implementaram programas de IA responsável visando mitigar os inúmeros riscos de uma IA não gerenciada, incluindo vazamentos de dados, violação de direitos autorais, resultados tendenciosos, fraude e IA oculta – uma situação que surge quando as pessoas usam ferramentas externas sem orientação e supervisão adequadas.

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