Cisco e Nvidia anunciam ampliação de parceria em infraestrutura de IA
Acordo entre companhias inclui oferta de infraestrutura de IA simplificada em nuvem e on-premises, além de redes e software
A Cisco e a Nvidia anunciaram na quinta (22) planos para fornecer soluções de infraestrutura de IA para data center com a promessa de serem fáceis de implantar e gerenciar. O objetivo é fornecer equipamento conjunto com poder computacional suficiente para a chamada “era da inteligência artificial”.
As empresas já oferecem soluções de produtos integrados nos últimos anos, seja em dispositivos de colaboração Webex ou ambientes de computação em data centers. Agora, pretendem aprofundar a relação em gerenciamento escalável e automatizado de clusters de IA, solução automatizada de problemas, experiências de cliente, entre outras soluções.
“Fortalecer nossa grande parceria com a NVIDIA vai capacitar as empresas com a tecnologia e a expertise necessárias para construir, implantar, gerenciar e garantir soluções de IA em escala”, diz em comunicado Chuck Robbins, CEO da Cisco, em comunicado.
Leia também: Nvidia encerra ano fiscal de 2024 com receita de US$ 60,9 bi
“As empresas em todo o mundo estão correndo para transformar negócios com IA generativa”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “Trabalhando em estreita colaboração com a Cisco, estamos tornando mais fácil do que nunca para as empresas obterem a infraestrutura necessária para se beneficiarem da IA, a força tecnológica mais poderosa da atualidade.”
Soluções e equipamentos que surgirão da parceria devem ser lançados no segundo trimestre de 2024 e serão vendidas através de parceiros de canal da Cisco.
Lista de novidades
Algumas das soluções integradas de data center entre Cisco e Nvidia serão:
GPUs Tensor Core da NVIDIA disponíveis na geração M7 dos servidores rack e blade UCS da Cisco, incluindo o Cisco UCS X-Series e o UCS X-Series Direct;
NVIDIA AI Enterprise, plataforma que inclui estruturas de software, modelos pré-treinados e ferramentas de desenvolvimento para IA em produção, estarão no portfólio da Cisco;
As arquiteturas de referência validadas em conjunto através dos Designs Validados da Cisco (CVDs) prometem tornar mais simples implantar e gerenciar clusters de IA em escala em uma ampla variedade de casos de uso. Os CVDs para FlexPod e FlashStack para Inferência de IA Generativa com NVIDIA AI Enterprise estarão disponíveis ainda em fevereiro;
Apoio à Cisco Networking Cloud: a Cisco simplificou a gestão e as operações da infraestrutura de IA, tanto em ambientes locais quanto baseados em nuvem, por meio do Cisco Nexus Dashboard e do Cisco Intersight.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!