CIOs e ex-CIO frente a frente: como fazer a estratégia de dados dar certo?

No IT Forum Salvador, executivos vão revelar aprendizados e ensinar caminhos das pedras para tornar efetiva a estratégia de dados

Author Photo
8:15 am - 10 de julho de 2023
estratégia de dados, IT Forum Salvador Fotos: Divulgação

Um dos temais mais falados dos últimos meses é o uso de dados para impulsionar a estratégia. Segundo o estudo Antes da TI, a Estratégia, da IT Mídia, edição 2023, o aumento da inteligência do negócio por meio de soluções de dados é o segundo maior desafio para os CIOs pelo terceiro ano consecutivo.

Apesar de estar nos holofotes, poucas empresas conseguiram, efetivamente, colocar em prática uma estratégia de dados. O novo paradigma dos dados inclui uma abordagem mais abrangente e integrada. Por onde começar e o que fazer para que todas as áreas tenham uma visão holística sobre o tema?

É exatamente sobre esse tema que Claudia Marquesani, CIO da Petz, Guilhermo Cintra Fragelli, CIO da União Química, e João Alvarenga, CIO do Grupo Fleury, discutem no IT Forum Salvador. O painel conduzido por um ex-CIO: Italo Flammia, agora fundador e Strategic Advisor da IT Flammia. Em “De frente com o ex”, os executivos vão debater com quem já esteve do outro lado do balcão aprendizados e o que fazer para virar o jogo.

Os CIOs

Claudia Marquesani é CIO, palestrante, mestre e professora universitária. Profissional com mais de 27 anos de experiência em Tecnologia da Informação em grandes empresas e multinacionais de diversos segmentos, como AmBev, IBM, Sodexo, LDC, Santander e Petz. Vencedora de prêmios nacionais e globais de liderança em Tecnologia nos anos de 2016-2017-2018-2019-2022. Atualmente, é líder da área de Tecnologia da Petz, maior empresa do segmento de varejo Pet nacional.

É graduada em Processos Gerenciais, pós-graduada em Finanças com Ênfase em Controladoria e mestre em Gestão da Competitividade na linha de Tecnologia da Informação, todos pela Fundação Getúlio Vargas. Suas linhas de pesquisa preferenciais são: as características do líder digital, gestão de projetos de inovação, TI ambidestra (Bimodal) e Soft Kills.

No mestrado, apresentou uma tese relacionada a ESG e igualdade de gênero no segmento de Tecnologia da Informação. Participou também como coautora em dois livros sobre liderança feminina na Tecnologia, ambos lançados em 2022 e palestrou em Harvard a respeito da transformação digital no cenário econômico brasileiro. Cursa atualmente doutorado em finanças e controladoria empresarial com foco em tecnologia pelo Mackenzie.

João Alvarenga é diretor-executivo de TI e Digital do Grupo Fleury. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduações e MBAs na área de Ciências da Computação, nas faculdades UFMG, FGV e Ohio University. Tem mestrado em Engenharia pela UFSC e Especialização em Digital pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Havard. Foco em tecnologia com seguintes certificações: PMP, SCRUM, SAP BW, ITIL e COBIT. É Tri Atleta (IronMan), maratonista e piloto de kart.

Guilherme Fragelli é um executivo de TI com mais de 20 anos de experiência. Admirador e estudioso de temas como agilidade, desenvolvimento e tecnologia, obcecado pelo processo constante de inovar na busca de melhores produtos e processos. Tem formação em Sistemas de Informação pela UEG (universidade estadual de goiás) e MBA em Gerenciamento de projetos pela FGV com especialização em Liderança na Inovação pelo MIT.

Carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais no segmento de saúde passando pela Indústria e distribuição, liderando grandes projetos de M&A incluindo experiência internacional (EUA).

Coautor do livro ‘Liderança Humanitária’ pela Academia Europeia de alta gestão, se diz entusiasta da tecnologia, mas apaixonado por liderar pessoas. Atualmente, é Diretor de Tecnologia do Grupo União Química Farmacêutica.

O ex

Italo Flammia é graduado em Administração de Empresas pela FASP e com diversos cursos e MBAs na FIA Business School, LBSLondon Business School, MIT Sloan School of Management e FGV, além de cursos de especialização profissional no Brasil e exterior. Soma mais de trinta e cinco anos de experiência em Tecnologia da Informação acumulando, em paralelo, a gestão de áreas de negócios como Planejamento Mercadológico, Canais Digitais, Operações de Cartões e Negócios de Telecom.

Atuou por dezesseis anos como CIO, oito anos na Natura Cosméticos e oito anos na Porto Seguro. Depois tornouse Diretor de Inovação e Digital da Porto Seguro, responsável pela transformação digital da empresa e pela implementação de seu programa de inovação aberta e intraempreendedorismo – Oxigênio Aceleradora de Startups.

Foi também responsável pela Diretoria de Vendas On-line, CRM e Marketing Digital da Seguradora. Desde agosto/2019, atua como Consultor Estratégico de negócios, tecnologia, processos, inovação e transformação digital na sua consultoria – IT Flammia – auxiliando empresas de diversos portes e segmentos com a aplicação prática dos conceitos e técnicas de inovação aberta, além de atuar em Conselhos, dar aulas e fazer mentorias a startups e executivos, dentro e fora do País.

IT Forum Salvador

Após 25 anos movimentando o interior do Estado da Bahia, o IT Forum está pronto para desembarcar pela primeira vez na cidade de Salvador. Sob o tema “Liderança no Caos“, o evento reunirá líderes da indústria centro histórico da capital baiana, promovendo discussões sobre os rumos do setor e desafios da liderança de tecnologia entre os dias 13 e 17 de setembro.

No centro do circuito de palestras e encontros de negócios do IT Forum Salvador estará a Casa Pia. Construída no século XVIII para abrigar órfãos da cidade de Salvador, o casarão histórico abriga hoje uma instituição filantrópica. A escolha do local e da capital baiana para a próxima edição do IT Forum vem da relação histórica que a empresa tem com a Bahia – já que o evento nasceu na Ilha de Comandatuba.

Também integra o IT Forum Salvador uma agenda cultural completa, que inclui locais como o Pelourinho e a Casa Fundação Jorge Amado. Por meio deste resgate histórico e cultural, o IT Forum, em parceria com a Prefeitura de Salvador e a Saltur, agência pública de promoção do turismo na cidade, busca desenvolver também a economia local, fortalecendo o mercado tecnológico e impulsionando a educação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.