CIOs da Anhanguera Educacional, Mondelez e Banco Volkswagen compartilham lições aprendidas em projetos de analytics, durante IT Forum 2014

Author Photo
10:07 am - 02 de maio de 2014
CIOs da Anhanguera Educacional

Bem antes de pensar em investir em uma ferramentas, as empresas devem focar em encontrar pessoas com a capacidade analítica necessária para extrair inteligência dos dados. Essa é lição compartilhada pelos CIOs da Anhanguera Educacional, Mondelez e Banco Volkswagen, que participaram na quinta-feira (1º) do debate do IT Forum Debate sobre Analytics, durante o IT Forum 2014.

Apesar de serem pertencentes a indústrias bem distintas, as três empresas tem hoje nos dados uma fonte  importante para a tomada de decisões. O CIO da Anhanguera Educacional, Luciano Possani, contou um pouco sobre o recente projeto de BI da instituição, que envolve no cruzamento de dados sobre o perfil de candidatos aprovados no vestibular, bem como na análise comportamental sobre o aprendizado de alunos. Essas informações têm sido decisivas para o negócio, uma vez que são utilizadas tanto para reduzir a inadimplência, no primeiro caso, como para diminuir a taxa de evasão escolar.

Já o Banco Volksvagen começou há três anos um projeto de dados estruturados que visava inicialmente deixar a casa em ordem para que no futuro seja possível evoluir para o conceito de big data. “Hoje o big data está mais na fase de conhecimento na empresa. Investimos para preparar a base, na gestão de dados corporativos e implantamos um plataforma de gestão de dados mestres”, explica Rafael Rolla.

Além de impactar decisivamente na análise de crédito para a compra de automóveis, o projeto de dados estruturados da instituição financeira, atrelada ao Grupo Volkswagen, permite entender o perfil de compra e recompra de cada cliente para que a estratégia de negócio seja montada na ponta.

“Hoje conseguimos entregar à força de venda uma lista com clientes no período de recompra para montar uma oferta em cima, e isso já está dando retorno”, diz. Segundo ele, o desafio pela frente está no aculturamento do negócio para explorar o potencial muito maior que a ferramenta é capaz de entregar.

A Mondelez, por sua vez, hoje tem habilidade de tomar decisões em três momentos cruciais para seu negócio no ramo alimentício: quando o produto chega na gôndola, quando o consumidor escolhe e quando o produto é consumido. O CIO da empresa, Carlos Buss, comentou que o projeto esbarrou em dificuldades em seu início, pois estava mais centrado na TI. “A discussão não avançava porque não era uma discussão de tecnologia, e sim de negócios. Nós achávamos que o desafio era implantar novas tecnologias, mas o desafio estava em achar pessoas para extrair a analise certa desses números”, compartilhou.

A cobertura completa do IT Forum Detate “Analytics” e mais detalhes sobre os projetos das empresas que participaram da discussão você confere na próxima edição impressa da revista IT Forum 365. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.